loader image

Seminário PREreview – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 15 de junho de 2023, 13:00 – 14:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês e espanhol

Avaliação por pares aberta: estado da arte nacional e internacional

Neste webinar, vamos nos aprofundar no mundo da Avaliação por Pares Aberta, também conhecida como Avaliação por Pares Informada, explorando seus princípios, as várias formas que ela pode assumir e o potencial transformador que ela tem para a comunidade acadêmica.

Sobre

No mundo da publicação acadêmica, o processo tradicional de revisão por pares há muito tempo funciona como guardião do conhecimento, garantindo a integridade e a qualidade da pesquisa. No entanto, nos últimos anos, uma mudança de paradigma começou a ocorrer, pois o conceito de Revisão por Pares Aberta surgiu como um catalisador de transparência, inclusão e inovação.

Neste webinar, vamos nos aprofundar no mundo da Avaliação por Pares Aberta, também conhecida como Avaliação por Pares Informada, explorando seus princípios, as várias formas que ela pode assumir e o potencial transformador que ela tem para a comunidade acadêmica.

Essa prática aberta e inclusiva incentiva o diálogo construtivo, promove a transparência e permite que a comunidade científica mais ampla e o público se envolvam na avaliação e no aprimoramento da pesquisa acadêmica. A Avaliação por Pares Aberta abrange vários formatos e abordagens, desde avaliações totalmente abertas com revisores nomeados e comentários abertos até modelos mais híbridos que combinam elementos de abertura e, ao mesmo tempo, preservam a confidencialidade e a privacidade. Em última análise, a revisão por pares aberta busca aprimorar a integridade, a qualidade e o impacto do conhecimento científico, adotando um processo de revisão mais transparente e participativo.

Este painel de discussão contará com uma série de palestrantes diversos que discutirão a Avaliação por Pares Aberta a partir das perspectivas de periódicos, autores, revisores e plataformas de revisão. Os palestrantes também compartilharão estudos de caso e exemplos de suas próprias experiências pessoais, além de dados sobre como a Avaliação por Pares Aberta está sendo implementada em várias disciplinas e regiões diferentes. Também nos aprofundaremos no treinamento e na orientação sobre a revisão por pares com reflexões daqueles que realizam a revisão por pares abertamente e quais oportunidades eles veem e desafios enfrentam.

Este webinar foi criado para pesquisadores, editores, publicadores, formuladores de políticas e qualquer pessoa interessada em obter uma compreensão abrangente do estado atual e das direções futuras da Avaliação por Pares Aberta. Incentivamos todos os participantes a fazerem perguntas e a participarem da discussão interativa que teremos depois de ouvirmos cada um dos palestrantes.

Este webinar contará com palestrantes em inglês e espanhol.

Agenda

13:00 – 13:10 Introdução à avaliação por pares aberta e por que ela é importante (Vanessa) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:10 – 13:20 Avaliação por pares aberta em preprints: a abordagem de avaliação coletiva (Jessica) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:20 – 13:30 A perspectiva do periódico: estudos de caso de como a avaliação por pares aberta está sendo implementada em várias regiões e disciplinas (Ivonne) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:40 – 13:50 Treinamento em avaliação por pares: desafios e oportunidades (Aurelia) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:50 – 14:00 Avaliação por pares aberta em periódicos de pesquisa. Uma perspectiva da UNAM sobre sua aplicação (Guillermo) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

14:00 – 14:40 Perguntas e respostas/discussão [VÍDEO]

Coordenação

Vanessa Fairhurst

Vanessa Fairhurst

ORCID: 0000-0001-8511-8689
Vanessa é Community Manager na PREreview. Ela trabalha para apoiar e capacitar comunidades de pesquisadores, particularmente aqueles em estágios iniciais de suas carreiras e historicamente excluídos a realizar avaliações por pares de preprints socialmente conscientes. É graduada em Línguas Europeias e Gestão de Negócios e fez mestrado em mestrado em Ética Aplicada e Profissional. Abertura, acessibilidade e equidade sempre foram fundamentais para o trabalho de Vanessa. Antes da PREreview, ela começou sua carreira acadêmica trabalhando na organização internacional de desenvolvimento INASP com foco em melhorar o acesso a informações acadêmicas e pesquisas em países em desenvolvimento antes de apoiar editores no mundo todo como Community Engagement Manager na Crossref.

Palestrantes

Jessica Polka

Jessica Polka

ORCID: 0000-0001-6610-9293
Jessica Polka, PhD, atua como Diretora Executiva da ASAPbio, uma organização sem fins lucrativos dirigida por pesquisadores que trabalha para promover inovação e transparência na publicação de ciências da vida em áreas como pré-impressão e revisão aberta por pares. Antes disso, ela realizou pesquisa de pós-doutorado no departamento de Biologia de Sistemas da Harvard Medical School após um PhD em Bioquímica e Biologia Celular da UCSF. Jessica também é Embaixadora do Plano S, afiliada do Knowledge Futures Group e membro do comitê diretor da Rescuing Biomedical Research.

Aurelia Munene

Aurelia Munene

ORCID: 0000-0003-1495-5257
O interesse de Aurelia Muthoni Munene pelo ensino superior levou-a a fundar uma organização de orientação de pesquisa chamada Eider Africa. Juntamente com uma equipe de acadêmicos africanos dedicados, ela projeta e oferece programas de orientação de pesquisa com e para pesquisadores em início de carreira no continente. Ela é membro do conselho da Association of Faculty Enrichment in Teaching and Learning, que treina professores em abordagens transformadoras de ensino e aprendizagem, incluindo revisão aberta por pares. Ela também é administradora de pesquisa da AuthorAID-UK e orientadora de desenvolvimento profissional do AMID Young Professional Program da Radboud University, na Holanda. Aurelia também é consultora de desenvolvimento internacional e pesquisadora nas áreas de igualdade de gênero e inclusão social, saúde sexual reprodutiva e desenvolvimento social. Ela realiza pesquisas e análises de gênero em água e pastagens, energia, inclusão financeira, habitação, energia, mudanças climáticas, agricultura, saúde e educação. Ela também tem mestrado em Estudos de Desenvolvimento com especialização em Política Social pela Erasmus University, Instituto Internacional de Estudos Sociais, Holanda, e atualmente está fazendo um segundo mestrado, MBA em Gestão de Saúde na Strathmore University, no Quênia.

Ivonne Lujano Vilchis

Ivonne Lujano Vilchis

ORCID: 0000-0003-4245-8872
Ivonne Lujano Vilchis é estudante de doutorado em Política e Avaliação Educacional na Arizona State University (ASU). Seus interesses de pesquisa se concentram em sistemas de ensino superior, avaliação de pesquisa, política científica, gênero e ciência, comunicação acadêmica, acesso aberto e ciência aberta. Ela trabalha com comunicação acadêmica e iniciativas de publicação de acesso aberto desde 2011. Ela é editora-chefe da Current Issues in Education, uma revista liderada por estudantes e publicada pela ASU. Seu envolvimento como embaixadora do Directory of Open Access Journals (DOAJ) na América Latina permitiu que ela colaborasse com várias universidades e agências governamentais na adoção de práticas recomendadas para publicações acadêmicas e políticas de ciência aberta. Ela lecionou em universidades públicas e privadas no México. É bacharel em Educação pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMEX) e tem mestrado com ênfase em Educação pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), campus Argentina. Ivonne também tem experiência em dança e atualmente é dançarina amadora de tango.

Guillermo Chávez

Guillermo Chávez

Desde 2015, Guillermo é vice-diretor de Revistas Acadêmicas e Publicações Digitais na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Na UNAM, ele também trabalha como: Secretário Técnico do Conselho de Publicações Acadêmicas e Avaliada por Pares; Coordenador da Rede de Diretores e Editores de Revistas Acadêmicas e Revisadas por Pares; e membro do Comitê Técnico do Repositório Institucional. É o Coordenador Técnico do sistema Latindex e Embaixador da Crossref.

Há mais de vinte anos promove o acesso aberto, os repositórios digitais, as tecnologias interoperáveis e a adoção de boas práticas e padrões internacionais para a comunicação acadêmica e científica. Foi responsável pela implementação de iniciativas institucionais para fortalecer e consolidar as publicações acadêmicas e arbitradas da UNAM.

Tem mestrado em sistemas pela Faculdade de Engenharia da UNAM e é atuário formado pela Faculdade de Ciências da mesma universidade.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.