Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta
EM BREVE
Idioma: Português
Sobre
O OCABr se projeta como instância de referência e inovação da infraestrutura de pesquisa do Brasil e de promoção do desenvolvimento da capacidade nacional de fazer Ciência Aberta de acordo com o estado da arte internacional. A perspectiva é o OCABr se constituir progressivamente como a principal fonte de informação sobre o estado de avanço da Ciência Aberta do Brasil e assim informar políticas públicas, políticas institucionais, gestão de programas de pesquisa e de atitudes das sociedades e associações científicas, dos programas de pós-graduação, dos pesquisadores e do público interessado.
Em particular, o OCABr contribuirá para a consecução do oitavo compromisso “Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta” do “5o Plano de Ação no mbito da Parceria Para Governo Aberto”.
O objetivo geral é contribuir para o progresso da ciência brasileira em seu alinhamento com práticas de CA e assim promover maior eficiência, transparência e cooperação na realização, visibilidade e impacto de pesquisas por meio da implantação e operação do observatório OCABr que informará políticas públicas e institucionais, as diferentes comunidades científicas e o público interessado sobre o estado de avanço das práticas de Ciência Aberta no Brasil.
Agenda
Os horários estão em BRT (UTC-3).
– Abertura (Profª Dalila Andrade Oliveira, Diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação – CNPq)
– Concepção do Observatório de Ciência Aberta do Brasil (Abel Packer, SciELO)
– Dados da Plataforma (Solange Santos, SciELO)
– Serviços da Plataforma (Roberta Takenaka, SciELO)
Coordenação
ORCID: 0000-0002-6682-6492 Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Ex-Chefe de Gabinete, Assessora Acadêmica e Procuradora Institucional do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB. Atual membro representante da comunidade externa da Comissão Própria de Avaliação - CPA da mesma instituição. Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2011, tendo exercido a função de Coordenadora Substituta de Ações Internacionais e de Gestão de Programas Internacionais e ainda Coordenadora de Informação e Estudos Internacionais e, atualmente, Coordenadora de Negociação, Assessoramento e Estudos Internacionais da Coordenação de Cooperação Internacional em C&T, área responsável pela implantação institucional da Ciência Aberta.
Palestrantes
ORCID: 0000-0003-4516-6883
Professora Titular de Políticas Públicas em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Conselho Diretivo do CNPq, representando as áreas de Ciências Humanas e Sociais. Pesquisadora PQ 1A do CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Pós-doutoramento no Instituto de Educação da University of London (2014), na Université de Montréal, Canadá (2006) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre em Educação (1992) e Bacharel em Ciências Sociais (1986) pela UFMG.
Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2013. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da International Research Networks (IRN/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization entre 2015 e 2018. Coordenadora da Seção de Educação da Latin American Studies Association (LASA) entre 2016 e 2018. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba entre 2019 e 2021.
Esteve como professora visitante em diversas universidades estrangeiras na América Latina e Europa. Autora e coautora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação e trabalho docente na América Latina.
ORCID: 0000-0001-9610-5728
Diretor e Pesquisador Principal do Programa SciELO, Coordenador de Projeto da FapUNIFESP.
ORCID: 0000-0002-5067-6362
Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo. É coordenadora de produção editorial e publicação do Programa SciELO, pesquisadora do grupo CiMetrias, Membro do Conselho Consultivo do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e do Conselho Consultivo do DIAMAS-CRAFT-OA.
ORCID: 0000-0002-2268-9625
Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialista em Ciência e Análise de Dados pela Universidade de São Paulo. É coordenadora da unidade de desenvolvimento de sistemas do Programa SciELO.
Código de Conduta
Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.