loader image

Seminário Agência Bori – SciELO 25 Anos

Sociedade de Aprendizagem

📅 10 de maio de 2023, 10:00 – 11:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Português

Oficina de mídia: como falar com jornalistas?

Pesquisadores brasileiros em geral não recebem formação em comunicação com a imprensa. Por isso, é comum não saberem como agir quando surge uma demanda de entrevista por parte de jornalistas. Nesta oficina, a co-fundadora e diretora executiva da Bori, Ana Paula Morales, e a gerente de conteúdo, Natália Flores, explicam o funcionamento dos veículos de comunicação e trazem dicas aos pesquisadores de como construir uma relação com jornalistas, se preparar para entrevistas e controlar a narrativa na divulgação de suas pesquisas para a imprensa.

Sobre

Nos últimos anos se intensificou a demanda por cientistas como fontes no noticiário, principalmente por causa da pandemia de Covid-19. Ainda assim, são poucos os pesquisadores brasileiros que são treinados/formados para se comunicar com jornalistas e divulgar suas pesquisas para a imprensa. Por isso, muitos pesquisadores não sabem como agir quando recebem convites para entrevistas. Nesta oficina, a co-fundadora e diretora da Agência Bori, Ana Paula Morales, e a gerente de conteúdo, Natália Flores, apresentam o contexto da imprensa brasileira e trazem dicas práticas de como se comunicar com jornalistas. Entram no escopo questões como: Como saber se seu estudo é pauta para o jornalismo? Como apresentar sua pesquisa de forma atrativa? Como se portar numa entrevista com jornalistas?

Agenda

10:00 – 10:05 Abertura e introdução dos palestrantes [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:05 – 10h10 Por que estar na mídia? [VÍDEO]

10:10 – 10:15 A imprensa e os jornalistas [VÍDEO]

10:15 – 10:30 Meu estudo é pauta? [VÍDEO]

10:30 – 11:00 Como falar da sua pesquisa? [VÍDEO]

11:00 – 11:30 Q&A [VÍDEO]

Coordenação

Ana Paula Morales

Ana Paula Morales

ORCID: 0000-0001-9382-6925
Pesquisadora, jornalista e co-fundadora e diretora executiva da Agência Bori. Biomédica com mestrado em Farmacologia, ambos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), onde é pesquisadora associada. Faz pesquisas na área de percepção pública e comunicação social da ciência. Foi editora-executiva da revista Ciência & Cultura (2017-2021), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Faz doutorado em Política Científica e Tecnológica no DPCT-Unicamp.

Natalia Flores

Natália Martins Flores

ORCID: 0000-0001-9687-9686
Jornalista de ciência, atual gerente de conteúdo da Agência Bori. Também é pesquisadora de comunicação de ciência, com doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na curadoria de estudos científicos com interesse jornalístico e coordena as frentes de conteúdo das disseminações de pesquisas inéditas para a imprensa da Bori e de treinamentos para cientistas e jornalistas.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.