loader image

Seminário SciELO Argentina – SciELO 25 Anos

Sustentabilidade financeira da comunicação de pesquisa em ciência aberta

📅 30 de junho de 2023, 09:00 – 11:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Sustentabilidade financeira da comunicação de pesquisa em ciência aberta

Os palestrantes – Dr. Guillermo Banzato, Dra. Fernanda Beigel e Dr. Humberto Debat – apresentarão diferentes aspectos da questão da sustentabilidade financeira da comunicação da pesquisa em ciência aberta, abrangendo o setor privado (pequenas e médias empresas) e o setor público, passando pela visão de pesquisadores e editores sobre acesso aberto diamante e com pagamento APC para um olhar sobre a dicotomia do bem comum – produto do mercado no sistema editorial acadêmico.

Sobre

Este evento on-line é um dos Seminários SciELO 25 Anos, parte das atividades para comemorar os 25 Anos do Programa SciELO em 2023. Os palestrantes serão o Dr. Guillermo Banzato, que atua no setor privado como Representante na Europa de CygnusMind, serviços para periódicos científicos e como Diretor Executivo da Books2bits editorial; a Dra. Fernanda Beigel quem presidiu o Comitê de Especialistas em Ciência Aberta da UNESCO que preparou o Anteprojeto de Recomendação de Ciência Aberta, aprovado em novembro de 2021 e atualmente coordena o Comitê Nacional de Ciência Aberta e Cidadã (MINCYT, Argentina) e o Dr. Humberto Debat , investigador permanente do INTA-Argentina e membro do Comité Nacional de Ciencia Abierta y Ciudadana do Ministério de Ciência da Argentina. Eles apresentarão diferentes aspectos em torno da questão da sustentabilidade financeira da comunicação de investigação de ciência aberta, abrindo desde os debates e oportunidades para o setor privado (pequenas e medianas empresas) e o setor público, passando pela visão de receptores e editores no que diz respeito ao acesso aberto diamante e ao acesso aberto com pagamento de APC até um olhar sobre a dicotomia do bem comum – produto do mercado no sistema editorial acadêmico.

Agenda

09:00 – 09:10 Abertura e apresentação dos palestrantes [VÍDEO]

09:10 – 09:40 Palestra do Dr. Guillermo Banzato (Título: Que Acesso Aberto ao Financiamento? Debates e Oportunidades para PMEs e Instituições Públicas) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

09:40 – 10:10 Palestra da Dra. Fernanda Beigel (Título: Acesso aberto diamante ou com pagamento de APC? Autopercepção de pessoas que pesquisam e publicam) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:10 – 10:40 Palestra do Dr. Humberto Debat (Título: Um olhar sobre a dicotomia bem comum e produto de mercado no sistema editorial acadêmico) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:50 – 11:00 Debate com perguntas dos participantes [VÍDEO]

11:00 – 11:10 Encerramento [VÍDEO]

Coordenação

Carina Gordillo

Carina Gordillo

ORCID: 0000-0002-5504-5922
Bibliotecária Documentalista pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata. É profissional do CONICET. Desde fevereiro de 2017 é coordenadora do SciELO Argentina, equipe que integra desde agosto de 2005. Também fez parte do setor dos Catálogos Colectivos (atual CoBCyT) e de projetos distintos intersetoriais dentro do Centro Argentino de Información Científica y Tecnológica CAICYT-CONICET, dentre os quais consta MALENA - Base de datos de políticas editoriales de revistas científicas argentinas.

Palestrantes

Guillermo Banzato

Guillermo Banzato

ORCID: 0000-0003-3250-8768
Guillermo Banzato é Professor, Licenciado e Doutor em História pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. É representante na Europa de CygnusMind, serviços para revistas científicas e diretor executivo da Books2bits editorial. É Professor Titular da Universidad Nacional de La Plata desde 2014 até este ano. Trabalhou como Pesquisador Independente no Instituto de Investigaciones em Humanidades y Ciencias Sociales (UNLP-CONICET, 2005-2023). Foi Editor responsável, diretor e membro de comitês de revistas científicas na Argentina, México e Espanha. Foi membro de bancas de teses, de concursos docentes, avaliador de projetos em diversas universidades argentinas, CONICET e Agencia (MinCyT) e de pós-graduação em CONEAU, Argentina. Dirigiu e dirige projetos de pesquisa, teses de graduação e pós-graduação, estágios de doutorado e pós-doutorado e pesquisadores. Atuou como Prosecretario de Gestión Editorial y Difusión de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata, entre os anos 2013 e 2020. Foi Secretário Executivo da iniciativa internacional Ameli Conocimiento Abierto (2018-2020) e foi membro assessor de Especialización en Gestión de la Información Científica y Tecnológica, UNLP (2015-2022).

Fernanda Beigel

Fernanda Beigel

ORCID: 0000-0002-7996-9660
Fernanda Beigel é Socióloga, Doutora em Ciências Políticas e Sociais pela Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina). Completou seu pós-doutorado no Centre de Sociologie Européenne (EHESS, Paris). Presidiu o Comitê de Especialistas em Ciência Aberta da UNESCO que preparou o Anteprojeto de Recomendação de Ciência Aberta, aprovado em novembro de 2021. Recebeu o Prêmio Bernardo Houssay (2003), Primer Premio Concurso Ensayos CLACSO (2004), e a Menção de Honra ao Valor Científico, Senado da Nação Argentina (2017). Atualmente coordena o Comité Nacional de Ciencia Abierta y Ciudadana (MINCYT, Argentina), é assessora do Foro Latinoamericano de Avaliação da Ciência (FOLEC-CLACSO) e faz parte do Grupo Consultivo de DORA (Declaration on Research Assessment). É pesquisadora do CONICET e Professora Titular da Universidad Nacional de Cuyo, donde dirige o Centro de Estudios de la Circulación del Conocimiento (CECIC).

Humberto Julio Debat

Humberto Julio Debat

ORCID: 0000-0003-3056-3739
Humberto Debat é pesquisador da INTA-Argentina. Estuda a interface vírus-hóspede sob uma perspectiva de biologia de sistemas. Humberto é membro titular do Conselho de Direção do Instituto-UFyMA, responsável técnico do CIAP-INTA no Sistema Nacional de Dados Genômicos e participou do Projeto Argentino de Genómica do SARS-CoV-2. Humberto é membro do Comité Nacional de Ciencia Abierta y Ciudadana do Ministerio de Ciencia de Argentina. Humberto foi membro da ASAPbio e embaixador da comunidade eLife. Humberto é um afiliado do servidor de preprints bioRxiv e co-criador da PanLingua, uma ferramenta multilíngue de descoberta e leitura de preprints nas ciências biomédicas. Humberto publicou mais de 65 artigos científicos avaliados por pares, dezenas de preprints, desempenhou diversos papéis editoriais em vários periódicos acadêmicos, deu múltiplas palestras e apresentações em conferências, ensinou em cursos de graduação e pós-graduação, e realizou centenas de entrevistas e notas de divulgação nacionais e internacionais.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.