loader image

Seminário Agência Bori – SciELO 25 Anos

Sociedade de Aprendizagem

📅 26 de abril de 2023, 10:00 – 11:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Português

Agência Bori: a ciência na imprensa

Tornar a ciência acessível para pessoas de fora da academia é fundamental no contexto da ciência aberta – e um dos caminhos é pela imprensa via Agência Bori. Neste webinar, a gerente de conteúdo da Bori Natália Flores fala sobre a importância de se divulgar estudos científicos para a imprensa e explica como se tornar uma revista parceira neste processo. Editores das revistas parceiras e pesquisadores contam suas experiências disseminando pesquisas via Bori.

Sobre

Fazer a ciência chegar à sociedade brasileira é fundamental na atualidade – e tem sido um desafio de universidades nos últimos anos. A Agência Bori foi criada em 2020 justamente para fazer essa ponte entre cientistas e a população, por meio da imprensa. Ela dissemina pesquisas científicas inéditas de cientistas brasileiros, em vias de publicação em periódicos editados no Brasil e no exterior e atua por meio de parcerias com revistas científicas. Hoje, a Bori monitora artigos científicos em vias de publicação de mais de 150 periódicos da SciELO e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), selecionando papers com potencial interesse para a imprensa, a partir de critérios próprios de curadoria. Mais de 2.600 jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação e de diferentes regiões do Brasil recebem, diariamente, os textos explicativos da Bori, replicando esse conteúdo ou construindo, a partir deles, pautas autorais. Neste webinar, a gerente de conteúdo da Agência Bori explica como se dá essa parceria com periódicos e traz cases do impacto da disseminação de estudos pela agência num diálogo com editores de revistas parceiras e pesquisadores que já divulgaram pesquisas via Bori.

Agenda

10:00 – 10:05 Abertura e introdução dos palestrantes (Natália Flores) [VÍDEO]

10:05 – 10:25 Apresentação da Agência Bori (Natália Flores) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:25 – 10:35 Cadernos de Saúde Pública na imprensa (Marilia Sá Carvalho) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:35 – 10:45 A pesquisa da biopirataria das abelhas na imprensa (Antônio Freire de Carvalho Filho) [VÍDEO]

10:45 – 11:30 Perguntas e respostas [VÍDEO]

Sobre Natália Martins Flores

Jornalista de ciência, atual gerente de conteúdo da Agência Bori. Também é pesquisadora de comunicação de ciência, com doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na curadoria de estudos científicos com interesse jornalístico e coordena as frentes de conteúdo das disseminações de pesquisas inéditas para a imprensa da Bori e de treinamentos para cientistas e jornalistas.

Sobre Marilia Sá Carvalho

Médica, epidemiologista, doutora em Engenharia Biomédica (UFRJ) com pós-doutorado em estatística na Lancaster University (Reino Unido), pesquisadora titular da Fiocruz, com bolsa de produtividade em pesquisa 1B (CNPq). Tem como principais áreas de interesse são: epidemiologia ambiental, pensamento sistêmico e modelagem de dados com estruturas complexas. Desde 2013 é co-editora-chefe do periódico científico Cadernos de Saúde Pública.

Sobre Antônio Freire de Carvalho Filho

Especialista no Combate ao Tráfico de Vida Silvestre na Wildlife Conservation Society Brasil. Doutor em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos – SP com estágio sanduíche na instituição The City University of New York, The City College. Tem como linha de pesquisa principal o combate ao tráfico ilegal da biodiversidade brasileira.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Natalia Flores

Natália Martins Flores
(0000-0001-9687-9686)

PALESTRANTES

Fotografia de Marilia Sá Carvalho

Marilia Sá Carvalho
(0000-0002-9566-0284)

Fotografia de Antônio Freire de Carvalho Filho

Antônio Freire de Carvalho Filho
(0000-0002-4270-4554)