loader image

Depoimentos

É com imensa alegria que, em nome da Revista Ciência & Saúde Coletiva, aplaudimos os 25 anos vitoriosos do SciELO. Sempre consideramos essa iniciativa brasileira um BEM nacional inestimável que alavancou a divulgação científica nas mais diferentes áreas, contribuiu para padronizar e melhorar a qualidade da produção dos pesquisadores brasileiros, para aumentar o padrão da disseminação da ciência nacional e pareá-la em extensão e qualidade com a dos melhores periódicos internacionais. O SciELO é hoje uma plataforma e uma base de dados internacional reconhecida mundialmente. E no país, é uma bússola que orienta os principiantes e assegura o bom caminho aos experientes navegantes! Ciência & Saúde Coletiva não só é profundamente AGRADECIDA a todos que construíram o SciELO, o apoiam, o financiam e o mantêm; assim como a todos os técnicos que trabalham diuturnamente para que ele esteja em sintonia com o que há de melhor no mundo da divulgação científica.
Maria Cecilia Minayo
Editora-chefe do periódico Revista Ciência & Saúde Coletiva

Para SciELO e para o Abel Packer,

Três datas importantes, nesse ano, para a REM: o 147º aniversário da Escola de Minas/UFOP, o 63º da Fundação Gorceix e finalmente, o 25º aniversário da SciELO.

Durante sua estadia no Brasil, o cientista francês Henri Gorceix, que veio ao Brasil para criar uma escola de mineração, a mando do Imperador D. Pedro II, publicou 53 artigos em 19 anos de Brasil, e quase todos em periódicos estrangeiras, pois a existência de revistas científicas, no Brasil, era próxima de zero.

Depois de várias tentativas, os alunos da Escola de Minas, em 1936, criaram a REM, e há cerca de 15 anos, ela foi incorporada a Fundação Gorceix, (nome do criador da Escola de Minas), e para completar esse ciclo de eventos, há 22 anos nascia a parceria da SciELO e REM. A SciELO engatinhava, o que nos permitiu acompanhar toda a sua fantástica evolução.

Lembro-me das primeiras apresentações do Abel Packer, e de sua luta para implantar uma biblioteca eletrônica que congregasse as boas publicações nacionais nos eventos da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científico). E me veem as lembranças do convencimento das minhas justificativas para o Abel, de que o apoio de empresas à REM não influenciaria nas nossas publicações, tratava de apoio de ex-alunos da Escola de Minas.

Também foi possível colaborar com a SciELO, no Conselho Consultivo, o que foi para mim de grande importância, pela vivência com colegas de várias instituições brasileiras.

Assim, como a Escola de Minas, a Politécnica, Manguinhos, etc., a tendência da SciELO será de vida longa, e tenho certeza, que se ela existisse em 1876, seria nela que Gorceix iria buscar uma revista técnica para publicar os seus 53 artigos.

Jório Coelho
Editor-chefe do periódico REM - International Engineering Journal

Parabéns a toda a equipe que possibilitou esses 25 de funcionamento do SciELO! Foi um esforço notável que tem possibilitado o registro e a divulgação de parcela absolutamente significativa da produção científica nacional. Espero que o SciELO continue contribuindo para nos guiar através das enormes transformações do universo editorial.

Silvio R. A. Salinas
Editor-chefe do periódico Revista Brasileira de Ensino de Física

Foi uma honra participar por um período do Comitê do SciELO. Foi uma oportunidade muito rica este período onde pudemos de alguma forma contribuir para a consolidação do SciELO. Em nome da comunidade das Engenharias que representei naquela ocasião manifesto o reconhecimento pela inestimável contribuição do SciELO para o incremento da qualidade e consolidação dos periódicos científicos nacionais.

Paulo Eigi Miyagi
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2009-2011)

O projeto SciELO tem prestado um inestimável serviço à divulgação da ciência brasileira de boa qualidade. A ampla divulgação em nível nacional e internacional permite a democratização dos resultados obtidos pela comunidade acadêmica e que são divulgados em periódicos criteriosamente selecionados pelo Comitê Consultivo. O SciELO tem também papel fundamental como indutor de medidas a serem adotadas pelos editores das revistas para incremento constante de sua qualidade. Finalmente, nesses 25 anos, o projeto SciELO tem cumprido com êxito um dos seus objetivos, que é construir uma base de dados com indicadores que contribuem para avaliação qualitativa da produção do conhecimento científico. Parabéns a todos os envolvidos nessa jornada de sucesso!!

Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Corpo editorial do periódico Scientia Agricola

O Programa SciELO, desde sua criação, em 1998, sempre esteve à frente do seu tempo. Inicialmente, como uma plataforma de publicação de periódicos em acesso aberto, constituiu uma iniciativa inovadora, anos antes da Declaração de Budapeste, em 2002. Ao adotar a marcação XML, ao promover o aperfeiçoamento dos periódicos segundo as linhas de ação enfocadas na profissionalização, internacionalização e sustentabilidade, e partir de 2018, ao incorporar e encorajar as práticas de ciência aberta, recomendando sua adoção pelas coleções da Rede SciELO, mais uma vez o SciELO atua na vanguarda e à frente do seu tempo. Desta forma, beneficiam-se diretamente os periódicos editados no Brasil e nos países da Rede, a pesquisa e os programas de pós-graduação. Ademais, pesquisadores, editores científicos, docentes, profissionais, bibliotecários, equipes editoriais, estudantes de pós-graduação e a sociedade em geral que busca informação e conhecimento em acesso aberto. Tenho o prazer e o privilégio de colaborar com o SciELO desde 2009, por meio da BIREME, como membro do Comitê, representando a coleção Saúde Pública. Devo grande parte do meu interesse e conhecimento em comunicação científica ao SciELO. Parabéns e muito obrigada, SciELO!

Lilian Nassi-Calò
Coordenadora da coleção SciELO Saúde Pública

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil

Foi uma honra participar do Comitê Consultivo SciELO Brasil. A experiência foi enriquecedora, pois pude vivenciar como se dá o processo de avaliação dos periódicos abrigados pela coleção, em vários aspectos (corpo editorial, periodicidade, internacionalização, etc.). É evidente o zelo do Comitê Consultivo pelo incremento e a manutenção da qualidade dos periódicos nacionais, respeitando a diversidade e as particularidades de cada área do conhecimento. São 25 anos de um relevante e exitoso trabalho de equipe!

Maria Lucia Carneiro Vieira
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2005)

Parabenizo toda a equipe do SciELO pelo excelente trabalho que vem prestando ao desenvolvimento da Ciência, nestes 25 anos, especialmente, aos programas de pós-graduação e aos órgãos de pesquisa e fomento brasileiros. Essa iniciativa foi precursora e inovadora em disseminar as publicações científicas brasileiras seguindo padrões internacionais de qualidade o que certamente contribuiu para o aumento da qualidade da produção científica brasileira. O olhar cuidadoso da equipe para o acesso aberto e a ciência aberta se aliam as tendencias internacionais sustentáveis de maximizar a visibilidade e o impacto da informação e do conhecimento científico. Agradeço em especial ao Abel Packer pelo período em que participei do Conselho Consultivo do SciELO.

Elenara Chaves Edler de Almeida
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2001-2005 e 2016-2017)

O SciELO sempre foi um projeto de vanguarda, que tem papel fundamental no sucesso das revistas científicas brasileiras e até de fora do Brasil, visto que tem ampliado sua abrangência cada vez mais. Tive a satisfação de participar do Comitê Consultivo SciELO Brasil como representante da área de Ciências Biológicas, quando aprendi ainda mais sobre editoria científica e pude constatar a seriedade do SciELO e sua preocupação com o alinhamento da Ciência brasileira com as tendências mais modernas da editoria científica mundial. Desejo longevidade e ainda mais sucesso a este projeto, que tem muito a comemorar na celebração dos seus 25 anos!

Carla Simone Pavanelli
Editora-chefe do periódico Neotropical Ichthyology

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2023-2025)

O 25º aniversário do SciELO representa uma conquista basilar para o setorial de Ciência, Tecnologia e Inovação no país: a consolidação de um projeto colaborativo interinstitucional em frente fundamental para a manufatura e a difusão da produção científica em formato eletrônico. Para além disto, reflete a liderança brasileira no processo mundial de abertura do conhecimento científico sob o manto das nobres insígnias da democratização e da consciência de propósito que apenas os vanguardistas podem ostentar. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem orgulho de fazer parte desta História ao lado daqueles que persistem em construir um Brasil soberano e altivo, em tempos infames ou gloriosos!

Arquimedes Belo Paiva
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2021-2022)

O SciELO chega a seu 25 aniversário tendo desempenhado um papel fundamental na modernização da editoração científica no Brasil e sem dúvida tendo se tornado, para além da coleção SciELO, o principal indutor de práticas editoração científica do país. Isso, sem esquecer sua posição mundial nas plataformas de periódicos de acesso aberto e seu papel na visibilização do conhecimento produzido no país. Assim, gostaria de parabenizar o Abel e a equipe do SciELO pela sua valiosa contribuição. Todos aqueles que já tivemos a oportunidade de colaborar com a equipe SciELO no Comitê Consultivo, ou de solicitar sua orientação como editores-chefes, sabemos o quanto seu trabalho atencioso, cuidadoso e profissional. Que venham mais 25!!

Adrian Gurza Lavalle
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2016-2018)

Se tem alguma coisa da qual tenho muito orgulho é de ter sido Editora da revista Química Nova e de ter participado do Comité Consultivo da SciELO como representante das Ciências Exatas durante dois períodos. O trabalho responsável e criterioso realizado por todos os integrantes da SciELO tem papel fundamental no diálogo com os editores das revistas para o aumento constante de sua qualidade e abrangência. É um projeto ímpar que permite a criação de parâmetros e índices de qualidade para a divulgação da ciência em todas as suas áreas. Parabéns, SciELO pelos seus 25 anos e que venham muitos mais!!

Susana Ines Cordoba de Torresi
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2006 a 2009)

Foi um prazer poder participar, há muitos anos, das reuniões de editores de periódicos, promovidas pela equipe SciELO. O empreendimento SciELO foi e é uma ideia brilhante, tornada um sucesso, para a divulgação de trabalhos de pesquisa importantes desenvolvidos no país. Nossos parabéns aos que se dedicaram nesses 25 anos, e se dedicam, ao sucesso que tem o nome SciELO.

Reginaldo Muccillo
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2001)

À Equipe SciELO deixo meus cumprimentos pela data e pelo relevante trabalho de comunicação da pesquisa científica no Brasil. Certamente esse trabalho é fundamental para a qualidade da pesquisa e da formação de pessoal, por meio dos programas de pós-graduação, que se valem do SciELO no desenvolvimento e manutenção da qualidade em suas ações.

Lucile Maria Floeter-Winter
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2006-2008)

Desde sua implantação em 1998, o Programa SciELO representa a principal realização editorial do meio científico no país. Por seu intermédio, o meio institucional da pesquisa pôde contar com um veículo fidedigno para a divulgação de seus trabalhos. E os periódicos de todas as áreas de conhecimento puderam atingir a tão almejada circulação internacional. Como editor da Revista de Saúde Pública, representante do Conselho Consultivo do SciELO e membro do Fórum de Editores em Saúde Coletiva, da ABRASCO, tive o privilégio de interagir com Abel Packer, Moisés Goldbaum e Rogério Meneghini, os Diretores Científicos do Programa SciELO. Sua liderança durante o último um quarto de século constituiu uma direção segura para o progresso do meio editorial no Brasil. A SciELO esteve sempre na vanguarda das inovações em divulgação científica e orientou o trabalho dos periódicos científicos. É elemento ainda mais imprescindível na atualidade, quando novos e velhos desafios vêm se interpor às revistas editadas no país. No caminho veloz, dirija com segurança! Os próximos 25 anos vão precisar ainda mais da direção segura de nossos líderes no Programa SciELO!

José Leopoldo Ferreira Antunes
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2015-2017)

A revista Educação & Sociedade saúda os 25 anos de ação inestimável do SciELO, que vem permitindo e possibilitando à periódicos, exposição científica de alcance nacional e internacional. Tal divulgação leva aos recônditos do mundo importante produção de pesquisadores das Ciências Sociais, Políticas e da Educação brasileiras, imprimindo a nossa produção científica um alcance organizado e ilimitado das redes sociais, permeado pela democratização! O SciELO representa no Brasil um importante movimento institucional e científico em prol da divulgação da produção científica em diferentes áreas do conhecimento!

Ivany Rodrigues Pino
Editora-chefe do periódico Educação & Sociedade

Parabéns ao Abel, Rogério Meneghini e à equipe SciELO pela notável iniciativa e por seus 25 anos de dedicação competente à promoção da pesquisa e do conhecimento científico. Ao longo dessas duas décadas e meia, o SciELO tem desempenhado um papel fundamental ao disponibilizar um acesso aberto a uma vasta gama de conteúdo científico produzido no Brasil, mitigando dessa forma um problema conhecido como "lost science of the third world". Sua contribuição para o avanço da ciência e o enriquecimento da comunidade acadêmica nacional é notável. Que esses 25 anos sejam apenas o começo de uma jornada rumo a um futuro ainda mais iluminado.

Edgar Dutra Zanotto
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2001 e 2009-2011)

Ao celebrarmos os 25 anos do SciELO, é emocionante perceber a evolução e o impacto que essa iniciativa teve em nossa comunidade acadêmica e na pesquisa nacional. O acesso aberto e a qualidade das publicações tornaram-se marcas registradas da Coleção SciELO Brasil, e isso se deve em parte às parcerias e esforços incansáveis de indivíduos e instituições comprometidos, como a CAPES. Nesse momento de celebração, estendo meus mais sinceros agradecimentos a toda equipe do SciELO e da CAPES que contribuiu para esse projeto grandioso. Que continuemos a trilhar caminhos de progresso e inovação, aproveitando a base sólida que construímos ao longo desses anos. O SciELO 25 Anos é um marco que reforça a importância da colaboração, do compartilhamento do conhecimento e do compromisso com a excelência na pesquisa. Parabéns a todos os envolvidos e que este seja apenas o início de uma jornada ainda mais promissora!

Júlio César Piffero de Siqueira
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2018)

Acompanho o Programa SciELO desde sua criação, em 1998, porque sempre o considerei como uma iniciativa na vanguarda do que viriam a ser as plataformas de publicação de periódicos em acesso aberto. A SciELO teve, e continua tendo, um papel fundamental no sucesso dos periódicos brasileiros, expandindo exponencialmente a sua visibilidade internacional. Quando o programa BIOTA/FAPESP lançou a Biota Neotropica tínhamos como meta atingir um padrão de qualidade que permitisse sua inclusão na SciELO. Hoje não só a Biota Neotropica faz parte da coleção SciELO como eu faço parte do Comitê Consultivo da SciELO como representante das Ciências Biológicas. A participação neste Conselho foi um período extremamente rico em aprendizado, que certamente contribuiu muito para meu amadurecimento como Editor de periódico. Neste período no Conselho várias iniciativas da ciência aberta foram se cristalizando, colocando os periódicos da coleção SciELO na vanguarda com as tendências internacionais mais modernas. PARABÉNS a toda equipe SciELO, em particular a você Abel, por ter mantido nossos periódicos alinhados com todas as novidades benéficas que apareceram na área Editorial nos últimos 25 anos.

Carlos Alfredo Joly
Editor-chefe do periódico Biota Neotropica

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2023-2025)

O programa SciELO definitivamente inseriu a produção brasileira e de outros países periféricos no cenário científico internacional mais do que qualquer outra iniciativa já feita pelo país. Parabéns a seus idealizadores e a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram para isto.

Bruno Caramelli
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2011 a 2013)

É um grande orgulho fazer parte da história do SciELO Brasil. Como representante das áreas de Letras, Linguística e Artes, participei das reuniões do Comitê Consultivo alguns anos atrás. É inestimável o valor das contribuições desse Programa para a divulgação da nossa pesquisa e aprimoramento de nossas revistas. À notável Equipe, deixo aqui meus cumprimentos. Parabéns pela data e pelos 25 anos de sucesso!

Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2010-2012 e 2012 2014)

Em nome da Alea: Estudos Neolatinos – a primeira revista da área de Literatura a fazer parte da coleção SciELO, há exatos 20 anos, e de que foi editor de 1999 a 2019 -, parabenizo toda a equipe SciELO que tanto ajudou a aumentar a qualidade dos periódicos da área. A experiência como membro do Conselho Consultivo foi fundamental para que eu pudesse participar em vários momentos do processo de discussão de nossas práticas de editoração e de difusão do conhecimento por meio do diálogo com outros pesquisadores e editores, do Brasil e do exterior, de minha e de outras áreas do conhecimento.

Marcelo Jacques de Moraes
Editor-fundador do periódico Alea: Estudos Neolatinos

Agradeço ao SciELO pela oportunidade de deixar este depoimento como coordenador dos editores do Journal of the Brazilian Chemical Society, nesta comemoração de 25 anos. Depois que assumi a posição de coordenador tive a oportunidade participar mais ativamente das discussões com o SciELO sobre as políticas editoriais e perceber a sua importância para o estabelecimento de publicações de alto nível no Brasil. O SciELO presta um serviço da maior relevância para que os periódicos nacionais atuem de forma mais profissionalizada e realmente sejam representativos da qualidade da pesquisa desenvolvida no Brasil. Mais recentemente assumi a posição de membro suplente do conselho consultivo, e assim tenho tentado colaborar nas decisões para a continuidade deste trabalho imprescindível do SciELO. Quero congratular-me com todo pessoal que faz com que o SciELO atue de forma tão significativa para o país.

Paulo Cezar Vieira
Editor-chefe do periódico Journal of the Brazilian Chemical Society

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2022-2024)

A plataforma SciELO permitiu que todo um universo de conhecimento científico se tornasse acessível de modo gratuito e intuitivo a um público sem precedentes. Ao contrário do que ocorre na maioria dos países ricos, os principais artigos acadêmicos brasileiro hoje circulam de modo aberto pelo país e em outros contextos. Como alguém que começou a carreira acadêmica pesquisando o conteúdo disponibilizado pela plataforma, posso garantir que minha trajetória em específico e a ciência do Brasil em geral seriam outras sem o impulso original da SciELO!

Luiz Augusto Campos
Editor-chefe do periódico Dados: Revista de Ciências Sociais

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2021-2023)

SciELO é uma grande iniciativa, fundamental para a disseminação do conhecimento gerado nas Universidades e Institutos do Brasil e do mundo. Através de uma equipe competente, a SciELO tem exercido com primor sua função de apoiar editores e autores. Parabéns a todo o time e a seu líder!

Marcílio Alves
Editor-chefe do periódico Latin American Journal of Solids and Structures

Parabéns SciELO. Bodas de Prata celebram o casamento desta instituição ímpar com o Desenvolvimento, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no Brasil. E o Journal Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases faz parte desta festa e tem ajudado a construir esta linda história. A SciELO é formada por pessoas comprometidas e apaixonadas pelo que fazem, com a certeza de que deixarão um legado e seu nome na história. O JVATiTD foi a primeira revista digital brasileira, fundada três anos antes da SciELO, e assim já integrante da primeira coleção. Foi sempre um orgulho para nós do CEVAP-UNESP e para mim até hoje como seu Editor-Chefe, sempre lembrando e louvando o pioneirismo do Professor Benedito Barraviera, Editor Emérito e fundador. Como ex-Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC-Brasil, foi também uma honra participar de 2016 a 2020 de seu Conselho Consultivo, ajudando a fortalecer ainda mais seu legado. Que venham os outros 25 anos!

Rui Seabra Ferreira Junior
Editor-chefe do periódico Journal Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases

Vinte e cinco anos de uma história de sucesso. Fácil? Não deve ter sido! O programa SciELO é uma história de como boas ideias e ações podem fazer a diferença, ainda mais em uma área que era pouco considerada e de visibilidade limitada. Ter a ideia, convencer as pessoas e as instituições, estabelecer procedimentos, equipes, e a cada dia avançar no aprimoramento das ações, etapas, tudo em pró da ciência brasileira pelo apoio a divulgação científica pelos periódicos científicos do Brasil e também do exterior. A distância, como participante de corpo editorial de periódicos do exterior, e desde 2011, com minha primeira participação em um evento da ABEC, comecei a ter uma visão mais precisa do impacto do SciELO. De lá para cá, evolução, avanços, motivação e acima tudo RESULTADOS significativos! Parabéns, SciELO! Meu respeito e admiração a toda equipe, desde sua concepção até os dias de hoje. Sucesso!

Ricardo Antunes Azevedo
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2016-2019)

O SciELO é uma brilhante criação brasileira. Permite não apenas publicar quantidade de bons e ótimos artigos de cientistas brasileiros de todas as áreas, inclusive das Humanas, para as quais o paper é menos relevante que o livro, porém não deixa de ser importante, como realiza esse feito sem os custos proibitivos cobrados pelas editoras internacionais para os seus periódicos. Num momento em que tal cobrança desperta a indignação de cada vez mais pesquisadores pelo mundo, é bom sabermos que o SciELO limita os estragos que a voracidade das editoras proprietárias de periódicos internacionais tem causado no mundo da ciência. Por esta razão, aliás, várias áreas do conhecimento, na avaliação pela Capes, conferem merecida distinção e destaque aos periódicos que portam o selo da SciELO. Assim, na ocasião de mais um aniversário dessa notável iniciativa, a SBPC faz questão de cumprimentar aqueles que a criaram e os que a mantêm.

Renato Janine Ribeiro
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2004)

Nesses 25 anos do SciELO parabenizo a toda a equipe que faz parte da sua composição, enaltecendo a importância da plataforma para o progresso da Ciência no país. Tive a honra de participar como membro do Comitê Consultivo em 2017, quando pude comprovar o profissionalismo e expertise da equipe SciELO Brasil, liderada pelo Abel Packer. Tratando-se de uma iniciativa visionária, o SciELO ajudou significativamente a impulsionar a pesquisa científica no Brasil, ampliando o alcance, incentivando a colaboração e acelerando descobertas. O legado do SciELO segue como pilar da produção científica brasileira, testemunhando o poder do compartilhamento do conhecimento, reafirmando o compromisso com o acesso aberto, a diversidade linguística e o engajamento interdisciplinar, enriquecendo o cenário acadêmico nacional e contribuindo para a comunidade científica global.

Tarcísio Teixeira Alves Júnior
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2018)

Parabéns a toda a Equipe SciELO pelos seus 25 anos!!! O trabalho sério e competente desenvolvido pelo Programa SciELO ao longo desses vinte e cinco anos estabeleceu critérios e parâmetros importantes de qualidade e procedimentos para os periódicos que fazem parte ou que desejam fazer parte de sua coleção. Além de propiciar acesso a trabalhos de qualidade desenvolvidos pela comunidade em suas diversas áreas de conhecimento, o SciELO também transmite para a comunidade científica confiança e segurança de encontrar nos periódicos que fazem parte de sua coleção trabalhos com elevado padrão de qualidade. Continuem com o Excelente trabalho!

Luiz Antonio Pessan
Editor-chefe do periódico Materials Research

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2022-2024)

Eu me sinto muito honrado por ter atuado como representante titular dos editores da área de Ciências Exatas no Comitê Consultivo SciELO Brasil, na época em que fui Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), periódico de circulação internacional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Eu tive o privilégio de trabalhar e aprender com muitos outros editores que buscavam aumentar a qualidade de nossas revistas e disponibilizar acesso aberto ao conteúdo científico de muita qualidade produzido no País. O SciELO sempre teve um papel absolutamente fundamental nesse sentido, trazendo parâmetros que permitiram maior divulgação dos avanços da ciência nas várias áreas, contribuindo para o aumento da qualidade e para a consolidação dos periódicos científicos nacionais. Parabéns ao SciELO pelos seus 25 anos!!!

Luiz Carlos Dias
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2011-2013)

Em meu nome, e de toda a equipe de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, gostaria de dizer que devemos ao SciELO o incentivo, a incrementação, a consolidação, a adesão à ciência aberta e, consequentemente, nossa visibilidade nacional e internacional. Empenhado há 25 anos na qualidade e divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros, conta com uma incansável, competente e dedicada equipe, a qual não poupa esforços para acompanhar os rumos da ciência e oferecer, ao conjunto dos periódicos, as vias para seu desenvolvimento e inserção nesse universo. Constitui-se, ainda, como plataforma e base de dados internacionalmente reconhecida. Tive a honra e o privilégio de participar do Comitê do SciELO, representando a área de Linguística e Literatura, compartilhando com as demais áreas as aventuras de produzir um periódico brasileiro com vistas ao (re)conhecimento de nossa produção. E muito aprendi com todos que ali estavam, empenhados nos diálogos entre diferentes campos do saber e suas formas singulares de produzir e divulgar conhecimento. Parabéns, SciELO, pelos 25 anos!

Beth Brait
Editora-chefe do periódico Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

O SciELO é motivo de orgulho da minha trajetória profissional. Acima de tudo, ele nos ensinou que a solução dos nossos problemas não está na cópia pura e simples de modelos testados em outras sociedades, mas na inovação. Em um País com deficiências de livrarias e pontos terminais de cultura, o SciELO colocou o melhor de nossa produção científica na mesa dos pesquisadores. E sem custos! Muita satisfação comemorar seu jubileu de prata.

Charles Freitas Pessanha
Editor-emérito do periódico Dados: Revista de Ciências Sociais

SciELO, um projeto ambicioso que teve como mote principal a divulgação da produção de ciência e conhecimento nos países da América Latina. Periódicos das mais diferentes áreas sob um guarda-chuva que ultrapassa fronteiras. Lá vão 25 anos e é época de colher frutos e ajustar as rotas. O sonho da disponibilização do conhecimento a todos os interessados continua uma pauta atual. Revisitar caminhos percorridos é uma forma especial de criar rotas que se apropriem do passado. 25 anos de história. PARABÉNS aos que iniciaram este projeto visionário e a todos os que dão sequência. Que este momento de reflexão permita um grande avanço!

Regina Pekelmann Markus
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2004-2008)

A SciELO, ao celebrar seu vigésimo quinto aniversário, mantém toda a vitalidade e inovação que a caracterizaram desde o seu início. A equipe da revista DELTA parabeniza calorosamente a SciELO pelo inestimável trabalho que tem desempenhado em prol da ciência brasileira. Como pioneira de iniciativas essenciais para o futuro da pesquisa, como a Ciência Aberta, a SciELO está na vanguarda do avanço científico. Sentimos um profundo orgulho por termos sido parte da trajetória da SciELO desde seu lançamento, sob a liderança da então editora-chefe Profa. Leila Barbara, e expressamos nossa gratidão pela confiança depositada, desejando sucesso contínuo nos anos que se seguem. A equipe da SciELO como um todo, composta por profissionais altamente qualificados e comprometidos, merece os parabéns, pois seu trabalho incansável é a base dessa notável instituição. A SciELO é um símbolo de orgulho tanto para o estado de São Paulo quanto para o Brasil.

Tony Berber Sardinha
Editor-chefe do periódico DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

É uma satisfação comemorar os 25 anos do SciELO. A participação no Conselho em duas ocasiões distintas permitiu não apenas testemunhar a construção de uma instituição colaborativa de divulgação científica, mas também testemunhar a sua consolidação de uma coleção como instrumento essencial de nossa produção acadêmica, de amplo acesso e de qualificação do conhecimento nas muitas áreas. Há muito que comemorar!

Rachel Meneguello
Editora-chefe do periódico Opinião Pública

Parabéns ao SciELO e sua equipe pelos 25 anos de vida, coroados de sucesso. Foi um projeto pioneiro e inovador de ciência aberta no Brasil. Hoje, consolidado e respeitado pela comunidade científica, a plataforma proporcionou a projeção internacional de inúmeros periódicos, segundo as melhores práticas de publicação científica. Tenho muito carinho pelo SciELO, pois participei da etapa inicial de implantação, em 1998, como representante da então Revista Brasileira de Geociências, quando éramos apenas 10 revistas. Acabamos saindo do sistema por conta da falta de periodicidade, mas após nosso retorno, em 2013, a participação no sistema SciELO foi o diferencial para a inserção internacional do agora Brazilian Journal of Geology. Hoje o SciELO é, sem sombra de dúvidas, um certificado de qualidade e o caminho da internacionalização das nossas revistas. Parabéns ao Abel Packer, como representante de toda a equipe, pela incansável dedicação. Vida longa ao SciELO!

Claudio Riccomini
Editor-associado do periódico Brazilian Journal of Geology

Um farol de excelência para os editores! É assim que descrevo o SciELO. Ao longo destes 25 anos, o SciELO tem direcionado o caminho dos periódicos, promovendo a profissionalização de sua gestão e a visibilidade da coleção a elevados patamares. Orgulho dos Arquivos do Instituto Biológico fazer parte desta importante coleção, e grande honra de ter contribuído durante dois anos como membro do Conselho Consultivo da SciELO. Parabéns equipe SciELO!!

Silvia Galleti
Editora-chefe do periódico Arquivos do Instituto Biológico

No ano de 1997, durante a reunião da Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC Brasil, na cidade do Rio de Janeiro e sob a presidência do Prof. Lewis Joel Greene, Abel Laerte Packer apresentou o projeto do programa SciELO, uma plataforma de publicação de periódicos de acesso aberto, que foi discutido e recebido com grande entusiasmo pelos participantes do evento, e recebeu apoio total para sua execução. Estava lançada a pedra fundamental, que se tornou realidade em 1998. Nesses 25 anos o SciELO sempre protagonizou mudanças de vanguarda na editoração científica e é referência mundial. A parceria é contínua e produtiva, tanto que temos uma cadeira no Comitê Consultivo, onde tive a honra e o privilégio de participar por 9 anos representado a ABEC Brasil. O trabalho é incansável e interminável, pois novos desafios são constantemente apresentados e são enfrentados de forma íntegra e produtiva. Parabéns a toda equipe, passada, presente e futura de toda a rede SciELO, capitaneada de forma brilhante pelo Abel. A ABEC Brasil tem o dever de continuar a fazer parte desta história de sucesso.

Sigmar de Mello Rode
Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil)

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil

A comemoração do jubileu de prata do SciELO representa um momento significativo a ser comemorado pela comunidade científica e os usuários de sistemas de informação. A constituição desta base de indexação regional, fruto dos louváveis esforços de seu quadro de pessoal e apoiado extensamente pelos pesquisadores de nossas instituições acadêmicas e de serviços de saúde, tem proporcionado a divulgação e difusão ampla e democrática do conhecimento técnico-científico produzido na região. É um privilégio acompanhar a trajetória do SciELO, nestes 25 anos, desde quando estava situado na BIREME e agora amplamente apoiado pela FAPESP e com recursos federais provenientes do CNPq e CAPES. Implantado como base de indexação de periódicos das diferentes áreas científicas, em acesso aberto desde seu início, avança e acompanha os novos e modernos processos de indexação introduzindo os ditames da ciência aberta. Ou seja, promove no meio científico o estímulo a aprofundar e aprimorar o processo de processo de produção científica e de sua respectiva divulgação. A existência do SciELO, entre outras iniciativas, é motivo de orgulho da nossa comunidade e devemos exaltar e cumprimentar seu corpo técnico, cujo empenho e dedicação ímpares são as principais razões para esta conquista no campo da divulgação científica.

Moisés Goldbaum
Editor-chefe da Revista Brasileira de Epidemiologia

Diretor Científico do Programa SciELO Brasil e Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil

É com muita satisfação que a revista Ambiente e Sociedade se orgulha de fazer parte desta iniciativa inovadora e vitoriosa que parabenizamos os 25 anos muito bem-sucedidos do SciELO. Esta iniciativa de incorporação da produção nacional para promover a sua diversidade de áreas tem contribuído para fortalecer e divulgar de forma eficiente e qualificada com uma gestão muito bem estruturada a produção dos pesquisadores brasileiros. Isto tem possibilitado uma ampliação significativa da disseminação da ciência nacional que a situa em pleno diálogo como uma plataforma, base de dados e com as melhores práticas editoriais globais, de reconhecimento internacional. Seu papel de vanguarda enquanto plataforma de periódicos de acesso aberto tem sido fundamental para ampliar a disseminação da produção brasileira. Parabéns a toda a equipe SciELO pelo seu compromisso e espírito colaborativo com as equipes editoriais que garantem o sucesso ao longo de todos estes anos. Que venham mais outros 25 anos!!

Pedro Roberto Jacobi
Editor-chefe do periódico Ambiente e Sociedade

Parabenizo a equipe SciELO pelo importante trabalho realizado nesses 25 anos em prol da divulgação científica do país, incorporando as melhores práticas editoriais, e se colocando na vanguarda da disseminação do conhecimento em nível nacional e internacional. Não por acaso, o projeto SciELO tem sido um importante vetor na construção de critérios inovadores para estimular a qualidade da produção científica. Convém destacar que a SciELO esteve e está preocupada não apenas em seguir as tendências internacionais, como mostrou sua recente adesão aos critérios da ciência aberta, mas também procura adaptá-las à realidade nacional e à realidade das diferentes áreas que compõem a sua coleção, como é o caso da área de “Linguística, Letras e Artes”, da qual tenho o prazer de fazer parte como representante no Comitê Consultivo SciELO desde 2019. Parabéns e vida longa ao projeto!

Andréia Guerini
Editora-chefe do periódico Cadernos de Tradução

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2021-2023)

Parabéns ao SciELO pelos 25 anos de história e conquistas.

Enzo Morosini Frazzon
Editor-chefe do periódico Production

É com grande satisfação que há mais de uma década acompanho a trajetória da SciELO e aprendo mais e mais sobre a complexa, dinâmica e trabalhosa tarefa de manter os periódicos brasileiros em linha com os padrões internacionais de publicação científica. O SciELO tem zelado pela ética e pelo compromisso com a democratização da produção científica ao garantir a divulgação e o acesso gratuito a publicações de todas as áreas do conhecimento. Nada disso seria possível sem sua equipe eficiente, generosa e comprometida, que compreende os desafios colocados à ciência e as especificidades das várias áreas do saber. O SciELO e a ciência brasileira têm muito a comemorar nestes 25 anos. Vida longa ao SciELO!

Hélio de Seixas Guimarães
Editor-chefe do periódico Machado de Assis em Linha

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2021-2023)

Foi uma honra e uma enorme satisfação participar do Comitê Consultivo SciELO Brasil. Além da excelente e didática convivência com colegas de diferentes áreas e formação acadêmica, meu reconhecimento e respeito pelo competente e exaustivo trabalho da equipe SciELO somente aumentou. A defesa constante da qualidade dos periódicos e do acesso aberto e democrático à produção científica brasileira tem sido fundamental para o reconhecimento e valorização das revistas suportadas pelo SciELO pela própria comunidade nacional. Parabéns a toda equipe SciELO pelo sucesso deste projeto.

Walter José Botta Filho
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2013-2015 e 2020-2022)

Prezados! Gostaria de parabenizar pelos 25 anos de história do SciELO, que tanto contribui para a garantia da visibilidade da ciência de qualidade produzida no Brasil, permitindo que a sociedade mundial tenha acesso a informações de extrema relevância disponibilizada por meio desta importante Instituição. Agradeço a oportunidade de ter convivido com esta competente equipe e desejo que o SciELO continue sua jornada de sucesso.

Patrícia de Almeida Silva
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2019-2020)

Comemorando junto com toda a equipe do SciELO nesses 25 anos de trabalho duro e dedicado. O apoio à profissionalização dos periódicos acadêmicos, a visibilização democrática e gratuita da produção científica nacional, a resistência durante os anos mais difíceis só confirma a importância e a necessidade do programa.

Regina Dalcastagné
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2019-2021)

Parabéns para essa grande e ousada iniciativa que é o SciELO. São 25 anos construindo uma dimensão importante da ciência brasileira. Fazer comunicação científica com qualidade e integridade não é uma tarefa fácil. A equipe do SciELO é extremamente profissional e dedicada para o avanço constante e visibilidade necessária para o conhecimento produzido. Orgulho de um projeto tão bem-sucedido que é modelo para tantos países. Que venham mais 25 anos de muita ciência aberta e de qualidade!

Andréa Carvalho Vieira
Coordenadora-Geral do Portal de Periódicos CAPES

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil

Nos seus 25 anos o SciELO deu uma inestimável contribuição para o desenvolvimento da ciência ao garantir um amplo acesso ao conhecimento produzido no Brasil e em vários outros países.

Argelina Cheibub Figueiredo
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2001-2006)

In 1974 Elettra and I arrived at the Faculty of Medicine of Ribeirão Preto with our children Mark and Elena, for a one year sabbatical. After almost 50 years, we are still in Ribeirão Preto and happy to be here. As a graduate student I developed a passion for protein chemistry and here I realized how important academic journals are for the development of our Science and especially for the then new postgraduation program. Led by Edwardo Krieger and Sergio Ferreira, we assumed responsibility in 1980 for editing the new English version of the Brazilian Journal of Medical and Biological Research. I found the teaching part being an editor so satisfying, that I continued for more than 30 years. With Moura Duarte the Editors participated in the founding of ABEC, a professional society dedicated to promoting the training of future editors and staff of academic journals. In the 90’s it was clear to us that, in spite of the digital information revolution occurring internationally, academics abroad did not have access to or knowledge of our journals. Except, of course, for the few groups that published abroad. Then Abel Packer met Rogerio Meneghini at an ABEC workshop and with the support of the community and especially FAPESP, the rest is history. I am pleased to have supported the creation of SciELO and be associated with its development. SciELO has had and will continue to have a significant impact on the national academic and technological development of Brazil and many developing countries in Latin America and Africa

Lewis Joel Greene
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2001, 2004-2007 e 2008-2010)

Em 2023, temos uma dupla celebração: os 25 anos do SciELO e os 50 anos da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO). O ingresso da RBSO na coleção SciELO Brasil foi um marco crucial em sua trajetória. Nós, editoras e editores, somos unânimes em afirmar a importância do Programa SciELO para o desenvolvimento dos periódicos científicos brasileiros. E, pessoalmente, foi uma grande satisfação participar do Comitê Consultivo da Coleção SciELO Brasil, e ter a oportunidade conhecer melhor o processo de avaliação para ingresso e manutenção dos periódicos na coleção, desempenhado como elevado rigor, compromisso ético e qualidade, tanto pelos membros do Comitê Consultivo, como pela equipe SciELO. Este trabalho é fundamental, não somente para o ecossistema brasileiro da publicação científica, mas também serve como um exemplo para o mundo sobre a viabilidade de um programa pioneiro dedicado à promoção do acesso aberto com qualidade.

Leila Posenato Garcia
Editora-adjunta da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Ao ingressarem na coleção SciELO, os periódicos adquirem impacto notório! Para cada periódico, existe uma história a ser contada antes e após a entrada na coleção. A competência e eficiência da equipe SciELO tem aberto as portas do mundo para os periódicos científicos, em especial aos periódicos brasileiros. Obrigado equipe SciELO por promover e divulgar a pesquisa científica nacional! Parabéns SciELO pelos 25 anos de serviços em prol da ciência!

Renato Paiva
Editor-chefe do periódico Ciência e Agrotecnologia

Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (2022-2024)

O Programa SciELO é um exemplo de inovação e sucesso que fez com que a “ciência oculta” do Brasil e da América Latina alcançasse uma maior visibilidade e seus periódicos uma continua atualização orientado pelas boas práticas de comunicação científica. Mas, a batalha ainda é longa e sem possibilidades de ampliar este espaço de visibilidade sem a SciELO, dada a força do “mainstream” do norte e dos negócios altamente lucrativos dos grandes “publishers” e “megajournals” que agora abraçaram o acesso aberto como um bom negócio. O papel indutor de mudanças que a SciELO Brasil tem imprimido a sua base vem reorientando os periódicos brasileiros a se encaminharem para a Ciência Aberta. Como editor da revista Interface: Comunicação, Saúde e Educação, e mais recentemente como membro do Comitê Consultivo da SciELO Brasil, tem sido um enorme privilégio e aprendizado acompanhar nestes anos o trabalho da SciELO e sua equipe.

Antonio Pithon Cyrino
Editor-chefe do periódico Interface: Comunicação, Saúde e Educação

Membro do Comitê Consultivo da SciELO Brasil (2022-2024)

Parabéns, SciELO pelos seus 25 anos de contribuição para a divulgação científica! Fui Editora Chefe da Revista Educação e Pesquisa por três gestões (2008 até 2015). Em decorrência dessa atividade, em 2012 tive a honra de ter sido eleita Representante Titular dos Editores da área de Ciências Humanas do Comitê Consultivo SciELO, posto que exerci até 2014. Ao longo deste período de convivência, além da valiosa experiência de dialogar com editores experientes nas lides da gestão editorial, pude testemunhar a seriedade, o compromisso e a dedicação ao trabalho extremamente relevante realizado pela equipe SciELO, liderada pelo querido e competente Abel Packer. Vida longa ao SciELO!

Teresa Cristina Rego
Ex-Membro do Comitê Consultivo SciELO Brasil (20212-2014)