loader image

Seminário RDA – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 10 de julho de 2023, 10:00 – 11:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês

O modelo de maturidade de dados FAIR: recomendações RDA para métodos de avaliação FAIR para todas as disciplinas

A importância dos dados serem FAIR é reconhecida mundialmente. Neste seminário compartilhamos os esforços realizados para garantir que as avaliações de conjuntos de dados FAIR desenvolvidas para comunidades de pesquisa específicas estejam alinhadas com recomendações comuns. Junte-se a nós para saber mais sobre o Modelo de Maturidade de Dados FAIR!

Sobre

Um elemento crítico da pesquisa são os dados usados para determinar as descobertas publicadas em um artigo. Esses dados, juntamente com os métodos e softwares utilizados, são contribuições valiosas para o registro científico. A ampla comunidade de pesquisa tem trabalhado para melhorar a descrição, preservação e compartilhamento desses objetos digitais para que possam ser indexados, associados ao papel e aos criadores e potencialmente reutilizados em pesquisas futuras. Os Princípios Orientadores FAIR, publicados em 2016, iniciaram um momento de convergência entre diferentes disciplinas, motivando o desenvolvimento de métodos de avaliação para os pesquisadores usarem, a fim de garantir que seus dados sejam FAIR – Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis (do inglês Findable, Accessible, Interoperable e Reusable). Os muitos métodos de avaliação de dados eram em sua maioria exclusivos para uma comunidade e não comparáveis entre as demais. À medida que o número de métodos de avaliação aumentou, os membros da RDA sentiram a necessidade de estabelecer um “modelo de maturidade” que pudesse ser usado para orientar novos métodos de avaliação, bem como comparar os métodos atuais.

Nesta palestra, as co-presidentes Shelley Stall e Edit Herczog apresentarão um breve histórico das atividades do FAIR Data Maturity Model Working Group e fornecerão uma visão geral dos elementos do modelo.

Agenda

10:00 – 10:10 Introdução do webinar e palestrantes [VÍDEO]

10:10 – 10:30 O Grupo de Trabalho do Modelo de Maturidade de Dados FAIR: uma breve visão geral das atividades e motivações [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:30 – 10:50 Recomendações do Modelo de Maturidade de Dados FAIR: visão geral dos elementos [VÍDEO]

10:50 – 11:05 Histórias de usuários de implementação e próximas etapas planejadas [VÍDEO]

11:05 – 11:25 Discussão / Perguntas e Respostas [VÍDEO]

11:25 – 11:30 Encerramento [VÍDEO]

Coordenação

Shelley Stall

Shelley Stall

ORCID: 0000-0003-2926-8353

Shelley Stall é vice-presidente do Programa Open Science Leadership da American Geophysical Union (AGU). Ela e a equipe trabalham com os membros da AGU, suas organizações e a comunidade de pesquisa para melhorar as práticas de dados e objetos digitais buscando elevar a forma como os dados e softwares de pesquisa são gerenciados, valorizados e tornados o mais abertos possível.

O trabalho da equipe Open Science Leadership é remover barreiras para tornar a ciência mais reprodutível e transparente. O programa compilou e desenvolveu recursos que ajudam nossa ampla comunidade a se mover em direção a práticas científicas mais abertas e a tornar dados e software mais acessíveis e interoperáveis, apoiando desafios complexos, inovadores e multinacionais. A AGU faz parceria com a ESIP no Open Science and Data Help Desk que é realizado em reuniões de geociências (e relacionadas) em todo o mundo, incluindo AGUs e a Assembleia Geral da União Européia de Geociências. Trabalham com a comunidade editorial e provedores de serviços de suporte para garantir a devida atribuição e crédito para dados e citações de software que apóiam artigos de pesquisa publicados. Saiba mais sobre Ciência Aberta e os projetos do programa no site.

Shelley é membro do Conselho de Dados e Informações de Pesquisa do National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine e membro ex officio da Roundtable on Aligning Incentives for Open Scholarship. Ela é copresidente da Assembleia Organizacional da Research Data Alliance e copresidente dos grupos de trabalho focados no Modelo de Maturidade de Dados FAIR, Citações Complexas e trabalho de disciplina específica no Grupo de Interesse Ciências do Espaço, Terrestre e Ambiental.

Palestrantes

Edit Herczog

Edit Herczog

ORCID: 0000-0002-2930-5401

Edit é Diretora Geral da empresa de prospecção estratégica, Vision & Values, situada em Bruxelas. Ela é membro do Conselho da Research Data Alliance Europe e co-presidente do RDA FAIR Data Maturity Model Working Group. Ela é vice-presidente do Conselho de Administração da Agência da União Europeia para a Cooperação dos Reguladores de Energia (ACER). Ela é membro do Conselho da Transatlantic Policy Network (TPN) e é Conselheira Sênior de Ligação da UE para GÉANT.

Antes de constituir a sua empresa, desempenhou dois mandatos consecutivos no Parlamento Europeu como Membro (MEP) (2004-2014). Atuou em Comissões de orçamento, quitação orçamentária, mercado interno, indústria, pesquisa, espaço e política energética. Ela também atuou na governança de vários fóruns parlamentares. Antes, ela era membro do Parlamento húngaro, cargo em que foi delegada no Conselho da Europa. Antes de seu envolvimento político, ela trabalhou para o setor privado como gerente regional de vendas e técnica para uma empresa de especialidades químicas, a National Starch & Chemical (parte da Unilever e posteriormente da ICI).

Ela tem um mestrado em engenharia de conservação de alimentos. Foi pesquisadora da Academia Húngara de Ciências e assistente de ensino da University of Horticulture. Edit possui um Certificado de Direção de Empresas para marketing estratégico, gestão financeira e direito societário do Institute of Directors.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.