loader image

Seminário SciELO México – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 11 de maio de 2023, 12:00 – 14:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Os preprints e sua participação no ecossistema da ciência aberta

O que são preprints? Como sua qualidade é assegurada? Como se relacionam com os periódicos científicos? Estes são alguns dos tópicos que serão revisados neste seminário, incluindo uma análise das tendências e como os preprints são projetados para participar do ecossistema internacional de ciência aberta.

Sobre

O tema dos preprints ainda é novo entre a comunidade acadêmica e científica porque ainda há vários medos e mitos que precisam ser esclarecidos. Neste seminário o tópico será amplamente abordado a partir do que são preprints, quais são as rotas a seguir, boas práticas para publicação serão revistas e métricas de monitoramento serão divulgadas, concentrando-se em como os preprints fazem parte e contribuem para a Ciência Aberta. 

Nesta área há várias organizações que contribuem de diferentes maneiras, o PREreview é uma delas e seu trabalho será revisto, juntamente com o processo de revisão por pares dos preprints. Finalmente, serão abordadas as ferramentas que são utilizadas como servidores de preprints, destacando a parte interoperável com outras plataformas abertas, padronizando e seguindo as recomendações tecnológicas que permitem a correta troca de informações.

Agenda

12:00 – 12:10 – Abertura e apresentação dos palestrantes (Julio Zetter Patiño) [VÍDEO]

12:10 – 12:40 – Preprints, visão geral, rotas e boas práticas para publicação e monitoramento de métricas (Joel Torres Hernández) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

12:40 – 13:10 – PREview e avaliação por pares (Arturo Garduño Magaña) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:10 – 13:40 – Servidores de preprints, aspectos a considerar para sua implementação e interoperabilidade (Araceli Hernández Morales) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:40 – 14:00 – Perguntas da audiência e encerramento (Julio Zetter Patiño) [VÍDEO]

Sobre Julio Zetter Patiño

É licenciado em Sociologia pela Universidad Autónoma Metropolitana – Unidad Xochimilco (México) e mestre em Biblioteca e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente, é Técnico Académico Pleno na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital da Universidad Nacional Autónoma de México, onde faz parte da equipa de coordenação e gestão editorial da base de dados SciELO México e da biblioteca de arquivos virtuais dentro do Departamento de Bibliografia Latino-Americana. O seu campo de estudo profissional está centrado nos periódicos científicos de Acesso Aberto, nos seus processos de gestão, avaliação e aplicação de critérios de qualidade; estruturação e utilização de normas de metadados e utilização de licenças abertas Creative Commons.

Sobre Joel Torres Hernández

Especialista em Ciência Aberta, com mais de 300 projetos de sucesso em repositórios institucionais, automação de processos editoriais, publicação digital, integração de bibliotecas digitais, criação de campus educacionais on-line e desenvolvimento de software de apoio à educação. É fundador da consultoria eScire, pioneira na implementação de plataformas Ciência Aberta e líder na América Latina na concepção de planos de posicionamento e visibilidade de publicações científicas e acadêmicas, bem como projetos de inovação tecnológica no campo da gestão de dados e preservação digital.

Coordenador da principal comunidade de usuários e desenvolvedores OJS da região, bem como do grupo mexicano de usuários DSpace em Lyrasis. Fundador e instrutor da Comunidad del Conocimiento Virtual, que atende cerca de 250 instituições na América Latina dedicadas ao compartilhamento de informações sobre software livre, acesso aberto, informação e gestão do conhecimento, na qual cursos especializados e workshops são ministrados abertamente. Ele coordenou o treinamento para a adoção do OJS para automatizar os processos de publicação digital de vários periódicos científicos, incluindo publicações mexicanas que pertencem ao índice CONACYT.

Sobre Arturo Garduño Magaña

Arturo juntou-se à equipe PREreview em fevereiro de 2022, onde ele lidera a concepção e implementação de um programa de treinamento para avaliadores de subsídios sob os princípios de equidade, abertura e justiça social. Nos últimos 5 anos, ele trabalhou no Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología de México (CONACYT), participando da implementação da Política de Ciência Aberta e coordenando o Programa de Repositórios, gerenciando uma carteira de 108 projetos para aumentar as capacidades científicas abertas em mais de uma centena de universidades e centros de pesquisa, construindo uma comunidade de pesquisadores, especialistas e desenvolvedores comprometidos com a promoção de práticas abertas.

Sobre Araceli Hernández Morales

Especialista no setor de informação com mais de 15 anos de experiência promovendo o acesso, consulta e desenvolvimento de bancos de informação científica e acadêmica em espanhol na América Latina. 

Especialista no uso de plataformas tecnológicas para a gestão de processos editoriais de periódicos e preprints que seguem processos de revisão por pares. Participou do processo de normalização realizado pelos periódicos científicos mexicanos, desenvolvendo uma metodologia que facilita a adoção de sistemas automatizados e promovendo a indexação de periódicos em bases de dados especializadas e índices nacionais e internacionais. Possui a certificação “OJS for journal managers” emitida pelo PKP. 

Durante sua carreira profissional, coordenou a implementação de mais de 100 projetos tecnológicos para a gestão da informação e do conhecimento em publicações científicas.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Julio Zetter Patiño

Julio Zetter Patiño
(0000-0002-4870-9444)

PALESTRANTES

Joel Torres Hernández

Joel Torres Hernández
(0000-0001-6739-5906)

Arturo Garduño Magaña

Arturo Garduño Magaña
(0000-0003-0305-9086)

Araceli Hernández Morales
(0000-0002-0327-1776)