Relevância dos Livros Acadêmicos
26 de junho de 2023, 13:00 – 15:00 (BRT/UTC-3)
Idioma: Espanhol
Sobre
A discussão sobre publicação científica muitas vezes se concentra na pontualidade e no impacto dos periódicos: a agilidade de arbitragem e a publicação de textos em poucas semanas, e até mesmo sua versão preprint, provaram ser atividades cruciais para algumas disciplinas durante a pandemia; além de ter uma métrica sólida, que se consolidou ao longo dos anos. É possível considerar os mesmos termos quando se fala de livros acadêmicos? O trabalho desenvolvido nas áreas editoriais dedicadas aos livros tem mostrado suas oportunidades, bem como trabalhado com seus próprios desafios, em que o papel do autor único, as coleções, as limitações e oportunidades dos livros coletivos, a transformação dos fluxos de trabalho, a distribuição digital e sob demanda e, agora, os desafios da ciência aberta exigem a revisão dos livros em seus próprios parâmetros e destacam suas possibilidades. Nesse cenário, a importância do SciELO Livros é uma experiência única em nosso continente, mas um recurso menos utilizado pelos editores universitários, ao contrário dos periódicos.
O painel discutirá os seguintes tópicos:
Que oportunidades temos, quais são os cenários para os livros, quais são as oportunidades para os livros diante da ciência aberta, que oportunidades e propostas podemos promover coletivamente na América Latina para que os editores de livros acadêmicos possam aproveitar e disseminar os benefícios da ciência aberta?
Agenda
13:00 – 13:10 Apresentação do painel (Sayri Karp) [VÍDEO]
13:10 – 13:30 A experiência da Universidad del Rosario em ciência aberta (Juan Felipe Córdoba Restrepo) [VÍDEO]
13:30 – 13:50 A experiência do catálogo Abya-Yala no SciELO Libros (Angel Luis Torres Toukoumidis) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
13:50 – 14:10 As coleções da Fiocruz, uma oportunidade de disseminação (João Canossa) [VÍDEO]
14:10 – 14:30 Revistas, livros e Ciência Aberta, uma visão transversal (Natalia Corbellini) [VÍDEO]
14:30 – 14:40 Comentário (Édgar García Valencia) e Q&A [VÍDEO]
Coordenação
ORCID: 0000-0003-4941-1532
Editor e acadêmico, doutor em literatura pela UNAM e especialista em filologia hispânica pelo CSIC. Foi diretor das editoras do CIESAS e da Universidad Veracruzana; foi membro fundador e coordenador nacional da rede Altexto. Está vinculado ao Centro de Estudios de la Cultura y la Comunicación da Universidad Veracruzana, onde trabalha com questões da cultura novo-hispânica, bem como com práticas literárias e editoriais do passado e do presente.
Palestrantes
Diretora da Editora da Universidad de Guadalajara, preside a Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (EULAC). Em 2018, recebeu o Prêmio Editor Universitário Rubén Bonifaz Nuño da UNAM no âmbito da Feira Internacional do Livro Universitário (Filuni).
Desde 1996, editor executivo da Editora Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.
Especializações em Comunicação e Saúde e no segmento editorial técnico-científico, acadêmico. Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso. Foi presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU (gestão 2013-2015) e, também, vice-presidente para a Região do Atlântico da Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe - EULAC (2014-2015, 2009-2011 e 2007-2009). Atualmente é diretor de Comunicação da ABEU.
ORCID: 0000-0001-9024-9309
Historiador, professor e editor, diretor editorial da Universidad del Rosario. Foi presidente da Asociación de Editoriales Universitarias de Colombia (ASEUC) e da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (EULAC), da Universidad Nacional Autónoma de México, a quem foi conferido o Reconocimiento al Editor Universitario "Rubén Bonifaz Nuño" 2019.
Doutorado no Programa de Doutorado Interuniversitário em Comunicação nas universidades de Huelva, Sevilha, Málaga e Cádiz. Mestrado em Comunicação para Fins Sociais pela Universidad de Valladolid. Diretor do projeto Observatorio de Información para Crisis Humanitarias (ODECRIH) - https://odecrih.ups.edu.ec-, Editor-chefe da revista Universitas-XXI. Editor geral da Universidad Politécnica Salesiana. Professor de Comunicação na Universidad Politécnica Salesiana, Equador. Autor de mais de 150 publicações, incluindo artigos científicos, livros e conferências.
Professora e Diretora de Revistas Científicas da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata e especialista em humanidades digitais formado pela UNED.
Código de Conduta
Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.