loader image

Seminário CindaLab – SciELO 25 Anos

Sociedade de Aprendizagem

📅 23 de junho de 2023, 10:00 – 12:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Português

Ciência cidadã: desafios e oportunidades

O painel irá apresentar um panorama de temas em debate e de experiências em curso sobre ciência cidadã, desde uma perspectiva estendida da coprodução de conhecimentos e da abertura da ciência, especialmente seu papel nas agendas e controvérsias sobre as questões e desafios no enfrentamento das emergências socioambientais atuais.

Sobre

O entendimento que hoje se tem de ciência aberta vem ampliando-se: do acesso aberto à literatura científica (seu mote inicial) para os dados abertos de pesquisa, as infraestruturas e hardware abertos, os cadernos abertos de laboratório, a educação aberta e a ciência cidadã. Abrange desde o aumento do volume e da velocidade da produção científica à maior porosidade e interlocução da ciência com outros tipos de saberes, apresentando novos desafios ao escopo tradicional da comunicação científica.  

A ciência cidadã também amplia sua agenda. Constitui uma das apostas para mobilizar e dar visibilidade à contribuição de uma maior diversidade de atores e espaços na produção de conhecimentos, dados e informações relevantes não apenas ao avanço da ciência, mas também ao protagonismo de outras perspectivas no enfrentamento de questões e conflitos sociais, territoriais e ambientais. Daí as articulações entre as temáticas da ciência aberta e cidadã, da decolonialidade do saber, da justiça cognitiva e de dados e da justiça socioambiental e climática. 

O painel irá apresentar um panorama de temas em debate e de experiências em curso sobre ciência cidadã, desde uma perspectiva estendida da coprodução de conhecimentos e da abertura da ciência, especialmente seu papel nas agendas e controvérsias sobre as questões e desafios no enfrentamento das emergências socioambientais atuais.

Agenda

10:00 – 10:20 Apresentação do painel (Sarita Albagli) [VÍDEO]

10:20 – 10:40 Ciência aberta e cidadã no contexto de mudanças climáticas – panorama de Iniciativas em curso no Brasil  (Allan Yu Iwama) [VÍDEO]

10:40 – 11:00  Emergências, conflitos e comunidades epistêmicas: os desafios da ciência cidadã em um mundo de catástrofes (Alana Moraes) [VÍDEO]

11:00 – 11:20 Parâmetros e indicadores de avaliação de ciência cidadã (Vanessa Jorge) [VÍDEO]

11:20 – 11:30 Civis: plataforma de ciência cidadã (Luana Rocha/Sarita Albagli) [VÍDEO]

11:30 – 12:00 Debate [VÍDEO]

Sobre Sarita Albagli

Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT-UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab). Coordenadora Científica da Civis Plataforma de Ciência Cidadã. 

Sobre Allan Yu Iwama

Professor visitante pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) | CCEN-DSE, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua em projetos de pesquisa na temática de riscos de desastres e adaptação às mudanças climáticas, dinâmica de cobertura e uso da terra, ciência cidadã e metodologias participativas. Lidera o GEADAPTA – Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã, Adaptação às Mudanças Climáticas e Abordagens Participativas. É membro do CindaLab – Ciência Aberta e Inovação Cidadã.

Sobre Alana Moraes

Alana Moraes é antropóloga e doutora pelo Museu Nacional (UFRJ). Integra o Cindalab/IBICT (Ciência Aberta e Inovação Cidadã) onde atualmente realiza um pós-doutorado na área de emergências socioambientais e ciência cidadã. Coordena o Pimentalab-UNIFESP (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento), também integra a Lavits (rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade). Atua nas áreas de antropologia da ciência e das práticas de conhecimento, estudos decoloniais, movimentos sociais.

Sobre Vanessa Jorge

Coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, atuando na coordenação do Fórum de Editores Científicos, do Fórum de Ciência Aberta e Fórum de Preservação Digital da Fiocruz e Comitê Gestor do Arca Dados. É coordenadora executiva do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e do Portal de Periódicos Fiocruz. Pesquisadora do grupo CindaLab – Ciência Aberta e Inovação Cidadã do IBICT/UFRJ.

Sobre Luana Rocha

Bolsista de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde integra a equipe responsável pela Civis, plataforma de Ciência Cidadã. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT/UFRJ e especialista em Divulgação Científica pela Fiocruz. Atualmente pesquisa iniciativas de ciência cidadã e inovação cidadã, e infraestruturas de ciência cidadã.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Sarita Albagli

Sarita Albagli
(0000-0003-0030-8964)

PALESTRANTES

Allan Yu Iwama

Allan Yu Iwama
(0000-0003-1707-8392)

Alana Moraes

Alana Moraes
(0000-0003-4072-0320)

Vanessa Jorge

Vanessa Jorge
(0000-0002-5298-9311)

Luana Rocha

Luana Rocha
(0000-0001-5602-0375)