loader image

Seminário CindaLab – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 12 de junho de 2023, 15:00 – 17:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Português

Desafios à Comunicação Científica na Ciência Aberta

O movimento pela ciência aberta indica a necessidade de reconfiguração das estruturas e modelos tradicionais da comunicação científica, com destaque para os periódicos científicos. Este painel debruça-se sobre as novas agendas e controvérsias em torno dessa questão, particularmente quanto às infraestruturas, sistemas de avaliação e modelos de negócio da comunicação científica e como vêm repercutindo nos modos de fazer ciência.

Sobre

O movimento pela ciência aberta indica a necessidade de reconfiguração das estruturas e modelos tradicionais da comunicação científica, com destaque para os periódicos científicos. Este painel debruça-se sobre as novas agendas e controvérsias em torno dessa questão, particularmente quanto às infraestruturas, sistemas de avaliação e modelos de negócio da comunicação científica e como vêm repercutindo nos modos de fazer ciência.

O painel discutirá os seguinte temas: 

principais debates contemporâneos em torno da avaliação da pesquisa científica à luz das agendas suscitadas pela ciência aberta, especialmente quanto à necessidade de novos posicionamentos de instituições de avaliação e agências de financiamento para contemplar a ciência aberta em processos de avaliação;

como as políticas de avaliação e indexação moldaram as práticas de internacionalização de periódicos e de que formas a Ciência Aberta vem desafiando esse paradigma;

proposição e debate sobre métricas e indicadores para o diagnóstico e a análise da sustentabilidade socioeconômica de periódicos brasileiros de acesso aberto.

o papel do processo de plataformização nos modelos de negócio emergentes da comunicação científica e sua influência no desenvolvimento da pesquisa científica.

Agenda

15:00 – 15:10 Apresentação do painel (Sarita Albagli) [VÍDEO]

15:10 – 15:30 Debates recentes sobre a avaliação da pesquisa na Ciência Aberta (Tatiane Pacanaro Trinca) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

15:30 – 15:50 Internacionalização dos periódicos científicos latino-americanos e Ciência Aberta (Andréa Gonçalves) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

15:50 – 16:10 Sustentabilidade socioeconômica de periódicos científicos de acesso aberto brasileiros (André Appel) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

16:10 – 16:30 Plataformização da pesquisa e Ciência Aberta (Miguel Papi) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

16:30 – 16:50 Comentário (Simone Weitzel) [VÍDEO]

16:50 – 17:10 Perguntas e respostas [VÍDEO]

Sobre Sarita Albagli

Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT-UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab). Coordenadora Científica da Civis Plataforma de Ciência Cidadã. 

Sobre Tatiane Pacanaro Trinca

Doutoranda em Ciência pelo Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente em estágio de pesquisa no Centre Population et Développement associado a Université Paris-Cité e no Institut de Recherche pour le Développement (IRD/França). Desde 2008 trabalha como Analista em Ciência e Tecnologia da CAPES, com planejamento e gestão de Políticas Públicas em Educação, atuando, desde 2019, no Portal de Periódicos CAPES. 

Sobre Andréa Gonçalves

Doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO, pós-graduada em Tecnologia da Informação pela New York University e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela USP. Foi editora-chefe da revista Mosaico, do CPDOC/FGV, e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Atualmente, é gerente de desenvolvimento de contas na editora Springer Nature.

Sobre André Appel

Doutor (2019) e Mestre (2014) em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-Ibict/UFRJ). Bacharel (2010) em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e como Pesquisador no Ibict em Brasília.

Sobre Miguel Papi

Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT – UFRJ (2016), onde atualmente cursa o Doutorado. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação (ECO). Sócio da Letra e Imagem Editora e Produções Ltda. Foi editor executivo do portal Proqualis do Icict/Fiocruz entre 2012 e 2017. Trabalhou na implementação do SEER e demais serviços de produção editorial em periódicos científicos para diversas instituições científicas.

Sobre Simone Weitzel

Docente do Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – PROPAP. É Professora Titular da UNIRIO e líder do Grupo de Pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas onde desenvolve pesquisas sobre desenvolvimento de coleções e comunicação científica.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Sarita Albagli

Sarita Albagli
(0000-0003-0030-8964)

PALESTRANTES

Tatiane Pacanaro Trinca

Tatiane Pacanaro Trinca
(0000-0002-3345-5699)

Andréa Gonçalves

Andréa Gonçalves
(0000-0001-7663-7727)

André Appel

André Appel
(0000-0002-9608-803X)

Miguel Papi

Miguel Papi
(0000-0003-1708-8566)

COMENTARISTA

Simone Weitzel

Simone Weitzel
(0000-0002-6498-9861)