Sociedade de Aprendizagem
26 de abril de 2023, 10:00 – 11:30 (BRT/UTC-3)
Idioma: Português
Sobre
Fazer a ciência chegar à sociedade brasileira é fundamental na atualidade – e tem sido um desafio de universidades nos últimos anos. A Agência Bori foi criada em 2020 justamente para fazer essa ponte entre cientistas e a população, por meio da imprensa. Ela dissemina pesquisas científicas inéditas de cientistas brasileiros, em vias de publicação em periódicos editados no Brasil e no exterior e atua por meio de parcerias com revistas científicas. Hoje, a Bori monitora artigos científicos em vias de publicação de mais de 150 periódicos da SciELO e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), selecionando papers com potencial interesse para a imprensa, a partir de critérios próprios de curadoria. Mais de 2.600 jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação e de diferentes regiões do Brasil recebem, diariamente, os textos explicativos da Bori, replicando esse conteúdo ou construindo, a partir deles, pautas autorais. Neste webinar, a gerente de conteúdo da Agência Bori explica como se dá essa parceria com periódicos e traz cases do impacto da disseminação de estudos pela agência num diálogo com editores de revistas parceiras e pesquisadores que já divulgaram pesquisas via Bori.
Agenda
10:00 – 10:05 Abertura e introdução dos palestrantes (Natália Flores) [VÍDEO]
10:05 – 10:25 Apresentação da Agência Bori (Natália Flores) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
10:25 – 10:35 Cadernos de Saúde Pública na imprensa (Marilia Sá Carvalho) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
10:35 – 10:45 A pesquisa da biopirataria das abelhas na imprensa (Antônio Freire de Carvalho Filho) [VÍDEO]
10:45 – 11:30 Perguntas e respostas [VÍDEO]
Sobre Natália Martins Flores
Jornalista de ciência, atual gerente de conteúdo da Agência Bori. Também é pesquisadora de comunicação de ciência, com doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na curadoria de estudos científicos com interesse jornalístico e coordena as frentes de conteúdo das disseminações de pesquisas inéditas para a imprensa da Bori e de treinamentos para cientistas e jornalistas.
Sobre Marilia Sá Carvalho
Médica, epidemiologista, doutora em Engenharia Biomédica (UFRJ) com pós-doutorado em estatística na Lancaster University (Reino Unido), pesquisadora titular da Fiocruz, com bolsa de produtividade em pesquisa 1B (CNPq). Tem como principais áreas de interesse são: epidemiologia ambiental, pensamento sistêmico e modelagem de dados com estruturas complexas. Desde 2013 é co-editora-chefe do periódico científico Cadernos de Saúde Pública.
Sobre Antônio Freire de Carvalho Filho
Especialista no Combate ao Tráfico de Vida Silvestre na Wildlife Conservation Society Brasil. Doutor em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos – SP com estágio sanduíche na instituição The City University of New York, The City College. Tem como linha de pesquisa principal o combate ao tráfico ilegal da biodiversidade brasileira.
Código de Conduta
Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.
COORDENAÇÃO
Natália Martins Flores
(0000-0001-9687-9686)
PALESTRANTES
Marilia Sá Carvalho
(0000-0002-9566-0284)
Antônio Freire de Carvalho Filho
(0000-0002-4270-4554)