loader image

Seminário Scimago – SciELO 25 Anos

Relevância dos Periódicos de Qualidade Editados Nacionalmente

📅 3 de maio de 2023, 11:00 – 12:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

SCImagoIBER e a evolução da produção científica ibero-americana

A plataforma SCImagoIBER com base no índice Scopus permite recuperar a evolução do desenvolvimento da pesquisa e inovação e seu impacto social na Iberoamérica, em períodos quinquenais, entre 2012 e 2021, com filtros por país, instituição de região, setor, área temática, linguagem de publicação e publicação em revistas SciELO. O seminário apresentará as funcionalidades da plataforma orientada a informar investigações e estudos bibliométricos e processos de avaliação e tomadas de decisão sobre produção científica, inovação e impacto social.

Sobre

O SCImago LAB lançou em abril de 2023 o portal SCImago IBER que é a versão on-line atualizada e expandida das sucessivas edições de documentos publicados desde 2005 com rankings do desenvolvimento das instituições em investigação, inovação e impacto social, caracterizando-as em termos de sua contribuição científica, económica e social.

Os dados e indicadores do SCImago IBER são sistematizados a partir dos índices e sistemas Scopus, Unpaywall, Patstat, PlumX e Mendeley. Os 16 indicadores de SCImago IBER refletem a atividade científica em 3 áreas diferentes: investigação, inovação e impacto social, que constituem uma visão geral exaustiva do desempenho da atividade de investigação de uma instituição, uma região ou um país. Os indicadores também podem ser selecionados por grandes áreas temáticas, idioma de publicação e publicação em revistas SciELO.

O seminário terá uma apresentação das funcionalidades do SCImago IBER com destaque na evolução dos indicadores.

Agenda

11h00 – 11h10 Abertura. Sobre o Grupo de Pesquisa SCImago [VÍDEO]

11:10 – 12:00 Conferência: SCImagoIBER y evolución de la produción científica iberoamericana, Félix Moya Anegón, PhD, SCImago Research Group, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Extremadura (Espanha) [VÍDEO]

12:00 – 12:30 Perguntas e Comentários [VÍDEO]

Coordenadora

Elena Corera Álvarez

Elena Corera Álvarez

ORCID: 0000-0002-2618-339X

Ela é PhD em Documentação pela Universidad de Granada desde 2007. Atualmente, trabalha como assessora de cienciometria para a Vice-Presidência de Pesquisa Científica e Técnica do Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha e coordena o projeto MAX-CSIC.

Como membro do grupo de pesquisa SCImago desde seu início, ela participou dos projetos mais importantes desse grupo, o "SCImago Journal & Country Rank-SJR" e o "SCImago Institutions Rankings" (resultado da assinatura de um acordo de pesquisa com a Elsevier-Scopus). Ambas as plataformas são ferramentas cienciométricas de referência de acesso aberto para a avaliação de periódicos, países e instituições com produção científica indexada no banco de dados Scopus. O "SIR Iber" 2023 está sendo apresentado este ano com novidades importantes, tanto em termos de formato quanto de indicadores. Outros projetos internacionais dos quais participou incluem o "Atlas de la Ciencia" (subsidiado pelo projeto de P&D&I do Ministério da Educação e Ciência SEJ-2004-08358-C02-01/SOCI e pela Ação Complementar SEJ2005-24008-E). O projeto teve uma grande expansão na América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Cuba, México, Peru, Portugal e Venezuela. O "Ranking of Ibero-American Research Institutions-RI3" (que foi subsidiado pelo Universia) e o "Mi perfil Investigador-MPI" (subsidiado pela Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia-FECYT). A colaboração com outros grupos de pesquisa (Universidad de Extremadura, Universidad Carlos III, Universidad de Alcalá y la Universitat Oberta de Catalunya) é vital para a realização desses projetos. Ela foi pesquisadora principal de vários projetos financiados pelo Ministério da Ciência e Inovação dedicados à análise da produção científica em vários campos: temático, regional e de autores.

A extensa atividade do grupo SCImago levou-a a assinar vários acordos de colaboração com diferentes instituições nacionais (FECYT, Junta de Andalucía, Principado de Asturias, Consorcio de Bibliotecas Públicas de Galicia e universidades individuais) e internacionais (CONICYT, CONACYT e o Foro Consultivo de Ciencia y Tecnología, CONICET, IESALC, Colciencias .... e outras universidades individuais), que foram usados para a preparação de relatórios científicos sobre a produção científica de visibilidade internacional de diferentes agregados nos quais o pesquisador participou ativamente em duas áreas complementares: a preparação dos relatórios cientométricos e a coordenação das tarefas de padronização dos bancos de dados utilizados, especialmente em nível institucional, geográfico e setorial. Ela também participou da colaboração da SCImago com outros provedores de dados regionais, como a REDALyC e a SciELO.

Ela é autora de várias publicações: livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos internacionais.

Suas principais linhas de pesquisa são: Técnicas avançadas de recuperação de informações para o desenvolvimento de sistemas de informação em tempo real; técnicas de visualização de informações científicas orientadas para o design de interfaces, análise e avaliação em domínios científicos; análise cientométrica em diferentes domínios orientada para a resolução de problemas específicos; design de sistemas de informação no campo da cientometria como ferramentas para ajudar nos processos de tomada de decisão.

Palestrante

Félix de Moya Anegón

Félix de Moya Anegón

ORCID: 0000-0002-0255-8628

Ele é PhD em Filosofia e Letras (Geografia e História, seção de História) pela Universidad de Granada desde 1992.

Ele é CEO do SCImago Lab e pesquisador principal do SCImago Group, que realiza projetos ambiciosos de P&D, como o "Scimago Journal & Country Rank-SJR" e o "Scimago Institutions Rankings" ou SCImago IBER (resultado da assinatura de um acordo de pesquisa com a Elsevier-Scopus), "Atlas de la Ciencia" (subsidiado pelo projeto de P&D&I do Ministério da Educação e Ciência SEJ-2004-08358-C02-01/SOCI e pela Ação Complementar SEJ2005-24008-E). O projeto tem uma grande expansão na América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, Portugal e Venezuela. A colaboração com outros grupos de pesquisa (Universidad de Extremadura, Universidad Carlos III, Universidad de Alcalá e Universtitat Oberta de Catalunya) é vital para a realização desses projetos. Sua última publicação na web é o SIR Iber 2023.

Sua extensa atividade de pesquisa o levou a assinar numerosos acordos de colaboração com diferentes entidades nacionais (FECYT, Junta de Andalucía, Principado de Asturias, Consorcio de Bibliotecas Públicas de Galicia, Universitat Oberta de Catalunya...) e internacionais (CONICYT, CONACYT, REDALyC, IESALC, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Universidad de Antioquia...), que serviram para a elaboração de relatórios científicos sobre a produção científica de visibilidade internacional de diferentes agregados.

Participou de quatro projetos europeus diretamente relacionados ao e-learning: VALUE: Vinculación y Valorización mutua entre universidades de America Latina y de la Union Europea. MASSIVE: Modelling Advice and Support Services to Integrate the Virtual component in Higher Education. VICTORIOUS: VIrtual Curricula ThrOugh Reliable InterOperating University Systems. E, finalmente, REVE: Real Virtual Erasmus.

A carreira profissional de Félix de Moya-Anegón se baseia em três pilares básicos: em primeiro lugar, seu perfil de pesquisa excepcional, que o levou a publicar inúmeros trabalhos em revistas nacionais e internacionais de prestígio e a liderar projetos de pesquisa; em segundo lugar, seu trabalho como gerente desde 1989 na Universidad de Granada, primeiro como diretor da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação e, mais tarde, como Vice-Reitor de Serviços Comunitários Universitários; e, por fim, a faceta mais voltada para os negócios que ele realiza atualmente.

Suas principais linhas de pesquisa são: Técnicas avançadas de recuperação de informações para o desenvolvimento de sistemas de informação em tempo real; Técnicas para a visualização de informações científicas orientadas para o design de interfaces, análise e avaliação em domínios científicos; Análise cientométrica em diferentes domínios orientada para a resolução de problemas específicos; Design de sistemas de informação no campo da cientometria como instrumentos para ajudar nos processos de tomada de decisão.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.