loader image

Seminário SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 22 de junho de 2023, 15:00 – 16:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Português

SciELO Data: políticas editoriais de dados nos periódicos SciELO Brasil

O Seminário “SciELO Data: Políticas editoriais de dados nos periódicos da coleção SciELO Brasil” abordará o estado atual de adoção de práticas relacionadas à gestão e compartilhamento de dados de pesquisa pelos periódicos da coleção SciELO Brasil.

Sobre

Lançado em agosto de 2022, o SciELO Data é um repositório multidisciplinar para depósito, preservação e disseminação de dados de pesquisa relacionados aos artigos submetidos, aprovados e publicados em periódicos na Rede SciELO ou  manuscritos depositados no SciELO Preprints.

No contexto do SciELO Data, os periódicos são responsáveis pela gestão de seus repositórios (Dataverses)  dentro do SciELO Data – com o apoio da equipe do SciELO Data – permitindo que o compartilhamento de dados de pesquisa seja feito de acordo com as diretrizes do SciELO, as políticas editoriais de cada periódico e especificidades das respectivas comunidades de pesquisa.

No seminário será apresentado um levantamento do estado de atualização das políticas editoriais dos periódicos da coleção SciELO Brasil no que se refere a orientação aos autores acerca da gestão e compartilhamento de dados de pesquisa subjacentes aos artigos publicados. O seminário contará a coordenação de Paulo Nascimento Neto (urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana) e comentários de Nathália Helena Azevedo (Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)) e José Augusto Salim (Biota Neotropica).

Agenda

15:00 – 15:10 Boas-vindas e Apresentações [VÍDEO]
Paulo Nascimento Neto (urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana)

15:10 – 15:40 Apresentação “SciELO Data: políticas editoriais de dados nos periódicos SciELO Brasil” [VÍDEO]
Solange Santos (SciELO Brasil)

15:40 –16:00 Comentários
Nathália Helena Azevedo (Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)) [VÍDEO]
José Augusto Salim (Biota Neotropica) [VÍDEO]

16:00 – 16:30 Perguntas e respostas do público [VÍDEO]

Coordenação

Paulo Nascimento Neto

Paulo Nascimento Neto

ORCID: 0000-0002-8518-9978
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Editor-chefe da urbe - Revista Brasileira de Gestão Urbana. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR), Especialista em Direito Urbanístico (PUC-Minas) e em Ciência de Dados (USP), possui Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana (PUCPR). É pesquisador líder do Centro de Estudos em Políticas Urbanas - CE.URB. Suas pesquisas se concentram na análise e avaliação de políticas urbanas, notadamente na política habitacional, de ordenamento territorial urbano e de gestão de espaços metropolitanos.

Palestrantes

Solange Santos

Solange Santos

ORCID: 0000-0002-5067-6362
Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo. É coordenadora de produção editorial e publicação do Programa SciELO, pesquisadora do grupo CiMetrias, Membro do Conselho Consultivo do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e do Conselho Consultivo do DIAMAS-CRAFT-OA.

Nathália Helena Azevedo

Nathália Helena Azevedo

ORCID: 0000-0003-2075-9121
Pesquisadora da University of Groningen (Países Baixos), onde atua em projetos financiados pela União Européia junto ao Institute for Science Education and Communication, no Center for Learning and Teaching. Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Fulbrighter. Editora de dados da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências.

José Augusto Salim

José Augusto Salim

ORCID: 0000-0002-8675-7068
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e mestrado em Engenharia de Computação pela mesma instituição (2015). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformatica, reconhecimento de padrões, biologia molecular, banco de dados biológicos e predição de interfaces proteína-proteína. Atualmente é Bioinformata na UNICAMP, atuando diretamente com o programa Biota-FAPESP e Editor Técnico da revista Biota Neotropica.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.