loader image

Seminário SciELO México – SciELO 25 Anos

Relevância dos Periódicos de Qualidade Editados Nacionalmente

📅 13 de abril de 2023, 12:00 – 14:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Indexação de periódicos SciELO na DIALNET

O objetivo deste seminário é apresentar os indicadores bibliométricos fornecidos pela Dialnet, bem como mostrar o procedimento para indexação de periódicos das coleções SciELO na Dialnet.

Sobre

Os indicadores bibliométricos fornecidos pela Dialnet serão apresentados, assim como a apresentação de um portal coletivo para conhecer o potencial desses indicadores em algumas disciplinas, em comparação com os dos grandes bancos de dados comerciais. Por outro lado, será apresentado o processo de indexação de documentos dos periódicos da coleção SciELO México na base de dados Dialnet, o que representa um importante avanço na colaboração entre estes dois sistemas de acesso aberto que visa aumentar a visibilidade da pesquisa acadêmica publicada nestes periódicos mexicanos, bem como fornecer-lhes informações bibliométricas do conjunto de títulos incluídos na Dialnet.

Agenda

12:00 – 12:10 – Abertura e apresentação dos palestrantes (Antonio Sánchez Pereyra) [VÍDEO]

12:10 – 13:00 – Indicadores Dialnet (Joaquín León Marín) [VÍDEO[DOWNLOAD]

13:00 – 13:45 – Processo de indexação e padronização dos autores e artigos SciELO na Dialnet (Patricia Garrido Villegas) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:45 – 14:00 – Perguntas e respostas [VÍDEO]

Sobre Antonio Sánchez Pereyra

Diretor Adjunto dos Serviços de Informação Especializada, Direção Geral das Bibliotecas e Serviços de Informação Digital, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Licenciado pela Faculdade de Economia e pós-graduado na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais, UNAM.

É analista documental de informação especializada em Ciências Sociais para a base de dados Clase no Departamento de Bibliografia Latino-americana da Direção Geral das Bibliotecas desde 1993, e foi chefe desta unidade durante o período 2005-2019. Como chefe deste departamento, geriu a edição do Clase e Periódica (bases de dados bibliográficas de periódicos latino-americanos), BIBLAT (portal bibliométrico), Latindex-México e a biblioteca virtual de periódicos SciELO México, que foi financiada pela CONACYT.

Sobre Joaquín León

Joaquín León Marín é bibliotecário da Universidad de La Rioja e diretor da Fundação Dialnet. Seus méritos profissionais incluem ser o idealizador do projeto Dialnet, sendo um reconhecido promotor da cooperação de bibliotecas na Espanha. Ele é autor de dois livros e vários artigos em revistas especializadas e apresentou trabalhos em várias conferências e seminários na área de documentação.

Sobre Patricia Garrido Villegas

Técnica acadêmica da Universidad Nacional Autónoma de México. Desde janeiro de 2010 até hoje faz parte da equipe editorial do SciELO México e é especialista em relatórios bibliométricos na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital – Universidad Nacional Autónoma de México. Desde 2021 ela é diretamente responsável pela indexação dos periódicos SciELO México no Dialnet. Atualmente ela é mestre em Ciência de Dados pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha e bacharel em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Antonio Sánchez Pereyra

Antonio Sánchez Pereyra
(0000-0002-1316-4632)

PALESTRANTES

Joaquín León

Joaquín León Marín
(0000-0003-2906-9864)

Patricia Garrido Villegas

Patricia Garrido Villegas
(0000-0002-8303-4884)