loader image

Seminário SciELO México – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 05 de junho de 2023, 13:00 – 15:10 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Alfabetização de dados

A alfabetização de dados se tornou uma necessidade para pesquisadores, estudantes e profissionais da informação que precisam conduzir pesquisas relacionadas a dados.  

O principal objetivo deste webinar é introduzir autores e editores, particularmente da Rede SciELO, ao processamento, análise e visualização de dados de uma maneira simples.

Sobre

As tecnologias de informação atuais fizeram com que a sociedade gerasse grandes quantidades de dados ao interagir em aplicações, redes sociais, websites e em geral com qualquer dispositivo que utilize a Internet para obter e trocar informações para si e com outras pessoas. Os dados gerados podem ser de diferentes tipos, dependendo de sua origem e do setor da sociedade que os gera. É por esta razão que tem havido um crescente interesse e necessidade de estudos de dados.

A alfabetização de dados tornou-se uma necessidade para pesquisadores, estudantes e profissionais da informação que precisam conduzir pesquisas relacionadas a dados.

Os currículos ou a formação dos próprios profissionais não têm, de alguma forma, integrado completamente o treinamento especializado em processamento de dados.

Agenda

13:00 – 13:10 – Abertura e introdução de palestrantes (Flor Janet Rivera Pulido) [VÍDEO]

13:10 – 13:30 – Fundamentos da análise de dados (Julio Zetter Patiño) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:30 – 13:50 – Limpeza de dados (Manuel Alejandro Flores Chávez) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:50 – 14:10 – Técnicas de análise de dados (Patricia Garrido Villegas) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

14:10 – 14:30 – Ferramentas de análise de visualização (RStudio, Excel e Tableau Public) (Patricia Garrido Villegas) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

14:30 – 14:50 – Narração de dados (Martha Rosa Gallegos Ramírez) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

14:50 – 15:10 – Perguntas e respostas [VÍDEO]

Sobre Flor Janet Rivera Pulido

Graduada em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente é Técnica Acadêmica da Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital, onde trabalha como analista documental da base de dados CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades) da UNAM e faz parte da equipe de coordenação da base de dados e biblioteca de periódicos SciELO-México há mais de 10 anos.

Sobre Julio Zetter Patiño

É licenciado em Sociologia pela Universidad Autónoma Metropolitana – Unidad Xochimilco (México) e mestre em Biblioteca e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente, é Técnico Académico Pleno na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital da Universidad Nacional Autónoma de México, onde faz parte da equipa de coordenação e gestão editorial da base de dados SciELO México e da biblioteca de arquivos virtuais dentro do Departamento de Bibliografia Latino-Americana. O seu campo de estudo profissional está centrado nos periódicos científicos de Acesso Aberto, nos seus processos de gestão, avaliação e aplicação de critérios de qualidade; estruturação e utilização de normas de metadados e utilização de licenças abertas Creative Commons.

Sobre Manuel Alejandro Flores Chávez

Técnico acadêmico e chefe da seção acadêmica da Universidad Nacional Autónoma de México. Desde 2019 ele trabalha como analista de documentos no Departamento de Bibliografia Latino-Americana da Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital, desde 2020 ele supervisiona a indexação de artigos científicos no portal bibliométrico BIBLAT e nas bases de dados do CLASE e PERIÓDICA. Ele é responsável pela entrada consistente de dados e pelo desenvolvimento de iniciativas para melhorar os processos de indexação. Atualmente é formado em Biblioteconomia e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México.

Sobre Patricia Garrido Villegas

Técnica acadêmica da Universidad Nacional Autónoma de México. Desde janeiro de 2010 até hoje faz parte da equipe editorial do SciELO México e é especialista em relatórios bibliométricos na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital – Universidad Nacional Autónoma de México. Desde 2021 ela é diretamente responsável pela indexação dos periódicos SciELO México no Dialnet. Atualmente ela é mestre em Ciência de Dados pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha e bacharel em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México.

Sobre Martha R. Gallegos Ramírez

Licenciada, Mestre e Doutora em Biblioteca e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México. Tem trabalhado como chefe da biblioteca do Instituto Salesiano de Estudios Superiores. Prestou também os seus serviços profissionais em diferentes instituições tais como: a Biblioteca Vasconcelos, o Colegio de Bibliotecología de Facultad de Filosofía y Letras (da Universidad Nacional Autónoma de México) e o Claustro de Sor Juana. Atualmente, trabalha na Direção Geral das Bibliotecas da Universidad Nacional Autónoma de México no Departamento de Bibliografia Latino-americana, onde é membro da equipe de coordenadores da base de dados e biblioteca virtual de periódicos SciELO México.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Flor Janet Rivera Pulido

Flor Janet Rivera Pulido
(0000-0002-9598-0579)

PALESTRANTES

Julio Zetter Patiño

Julio Zetter Patiño
(0000-0002-4870-9444)

Manuel Alejandro Flores Chávez

Manuel Alejandro Flores Chávez
(0000-0002-2465-0724)

Patricia Garrido Villegas

Patricia Garrido Villegas
(0000-0002-8303-4884)

Martha R. Gallegos Ramírez

Martha R. Gallegos Ramírez
(0000-0003-3129-6150)