loader image

Seminário SciELO México – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 12 de abril de 2023, 12:00 – 14:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Dados abertos: da teoria à ação

Segurança, preparação, acesso, privacidade e tecnologia são as palavras mais proferidas quando pesquisadores, profissionais de TI e bibliotecários expressam suas preocupações com relação ao gerenciamento de dados de pesquisa. Este seminário abordará as questões a serem consideradas, bem como os passos a serem tomados para abordar essas preocupações, de acordo com as boas práticas e seguindo os padrões internacionais.

Sobre

O Gerenciamento de Dados de Pesquisa (GDP) traz consigo muitas preocupações e um desejo de continuar aprendendo sobre um assunto que é muito importante aos olhos de pesquisadores, bibliotecários, cientistas da computação e outras personalidades. Este seminário visa abordar tudo, desde a essência dos dados abertos até as práticas de segurança de TI que devem ser seguidas no gerenciamento de dados abertos.

A identidade digital desempenha um papel muito importante dentro do GDP, portanto, será revisto como ela contribui para a visibilidade e posicionamento dos dados através do plano de gerenciamento e como estes, juntamente com suas informações, podem ser alojados dentro de plataformas chamadas repositórios de dados, destacando os benefícios que eles podem ter para aqueles que os consultam. Finalmente, será apresentada uma breve visão geral das melhores práticas e tecnologias relacionadas à segurança da informação nestas plataformas.

Agenda

12:00 – 12:10 – Abertura e apresentação dos membros do painel (Patricia Garrido Villegas) [VÍDEO]

12:10 – 12:40 – O plano de gerenciamento de dados e identidade digital, aspectos chave para visibilidade e posicionamento (Nydia Valeria López Calderón) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

12:40 – 13:10 – Repositórios de dados, características e benefícios para a pesquisadora (Sara María del Patrocinio Rodríguez Palacios) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:10 – 13:40 – Tecnologias de armazenamento e práticas básicas de segurança informática (Julián Timal Tlachi) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:40 – 14:00 – Dúvidas enviadas pela audiência e encerramento (Patricia Garrido Villegas) [VÍDEO]

Sobre Patricia Garrido Villegas

Técnica acadêmica da Universidad Nacional Autónoma de México. Desde janeiro de 2010 até hoje faz parte da equipe editorial do SciELO México e é especialista em relatórios bibliométricos na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital – Universidad Nacional Autónoma de México. Desde 2021 ela é diretamente responsável pela indexação dos periódicos SciELO México no Dialnet. Atualmente ela é mestre em Ciência de Dados pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha e bacharel em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México.

Sobre Nydia Valeria López Calderón

Membro do comitê de especialistas do DataCite, ela é consultora em Ciência Aberta e especialista na implementação de repositórios digitais interoperáveis, assessora várias instituições, especialmente na área de posicionamento, visibilidade de conteúdo e identidade digital. 

Ela coordenou a disseminação e implementação de vários eventos acadêmicos em nível internacional com organizações como a Rede CAyRI, CONRICYT no México, o Public Knowledge Project e o Grupo Mexicano de Usuários do DSpace.

Sobre Sara María del Patrocinio Rodríguez Palacios

Mestre em Ciência da Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidad Virtual del Tecnológico de Monterrey. Seus interesses profissionais são a ciência aberta e o movimento de educação aberta, assim como a avaliação de sistemas de organização de documentos, gestão de recursos de informação, gestão de metadados, catalogação e classificação de recursos digitais, considerando sistemas e padrões internacionais.

Ela trabalha como bibliotecária da Direção Nacional de Bibliotecas do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, onde é responsável pelo Acesso Aberto e pela equipe nacional de catalogadores. Ela administra o Repositorio Institucional del Tecnológico de Monterrey (RITEC) e é facilitadora da Cátedra da UNESCO: “Open Educational Movement for Latin America” e do escritório do International Council for Open of Distance Education  (ICDE): OER Latin America.

Sobre Julián Timal Tlachi

Especialista em informática, especializada na criação de Repositórios Institucionais Interoperáveis, com várias implementações de plataformas como DSpace, OJS, Drupal, entre outras, em instituições de ensino superior e pesquisa científica na América Latina. Ele é membro da equipe de desenvolvedores da Lyrasis e também trabalhou como consultor para a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas (ONU) e acrescentou à sua experiência a plataforma DataVerse e como desenvolvedor para o PID Graph.

Atualmente, é Diretor de Tecnologias da eScire, onde, responsável por uma equipe multidisciplinar, implementou vários projetos de gerenciamento de Repositório Digital para instituições como UNAM, UPN, CIESAS, CIBNOR, CIDE, COLPOS, ITESM, UAM e BUAP.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Patricia Garrido Villegas

Patricia Garrido Villegas
(0000-0002-8303-4884)

PALESTRANTES

Nydia Valeria López Calderón

Nydia Valeria López Calderón
(0009-0007-3657-5817)

Sara María del Patrocinio Rodríguez Palacios

Sara María del Patrocinio Rodríguez Palacios
(0000-0003-0564-4641)

Julián Timal Tlachi

Julián Timal Tlachi
(0000-0002-9788-1558)