loader image

Seminário SciELO México – SciELO 25 Anos

Relevância dos Periódicos de Qualidade Editados Nacionalmente

📅 07 de junho de 2023, 13:00 – 14:50 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Internacionalização de autoria e co-autoria em periódicos SciELO indexados no BIBLAT

Um dos valores agregados do portal BIBLAT é o registro exaustivo da filiação institucional dos autores incluídos em cada documento publicado em um periódico, graças ao qual o BIBLAT pode oferecer aos editores um diagnóstico que mostre:

- Gráficos de colaboração entre países

- Grau de colaboração nacional, regional ou internacional dos autores

Sobre

A colaboração internacional na ciência é um elemento chave para a visibilidade dos periódicos científicos; é valorizado que as contribuições publicadas transcendam a própria instituição publicadora e o país de origem. Estudos sobre a internacionalização da autoria e co-autoria requerem informação contida nos artigos, neste sentido, sistemas de indexação como o BIBLAT, ao longo de mais de 10 anos de vida e mais de 40 anos como bases de dados individuais (CLASE e PERIÓDICA), extraíram dados sobre autores e co-autores para divulgar a origem do que é publicado na América Latina e no Caribe. Com base nesta informação, o webinar por ocasião do 25º aniversário do SciELO apresentará as possibilidades do BIBLAT para estudar a internacionalidade dos periódicos SciELO, com base em 4 indicadores: 

– Taxa de autoria exógena de um periódico dividida por país

– Documentos de periódicos por instituição

– Documentos de periódicos anuais por instituição

– Co-autoria entre países

No final, será apresentada uma classificação dos periódicos SciELO com base nos seus indicadores de colaboração.

Agenda

13:00 – 13:10 – Abertura e apresentação dos palestrantes (Antonio Sánchez Pereyra) [VÍDEO]

13:10 – 13:30 – Internacionalização de autorias e co-autorias (Julio Zetter Patiño) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:30 – 13:50 – Indicadores de indexação BIBLAT (Martha Gallegos Ramírez) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:50 – 14:10 – Co-autoria entre países de periódicos SciELO na BIBLAT (Patricia Garrido Villegas) [VÍDEO] [DOWNLOAD]   

14:10 – 14:30 – Ranking da colaboração de periódicos SciELO no BIBLAT (Manuel Alejandro Flores Chávez) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

14:30 – 14:50 – Perguntas e respostas [VÍDEO]

Sobre Antonio Sánchez Pereyra

Diretor Adjunto dos Serviços de Informação Especializada, Direção Geral das Bibliotecas e Serviços de Informação Digital, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Licenciado pela Faculdade de Economia e pós-graduado na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais, UNAM.

É analista documental de informação especializada em Ciências Sociais para a base de dados Clase no Departamento de Bibliografia Latino-americana da Direção Geral das Bibliotecas desde 1993, e foi chefe desta unidade durante o período 2005-2019. Como chefe deste departamento, geriu a edição do Clase e Periódica (bases de dados bibliográficas de periódicos latino-americanos), BIBLAT (portal bibliométrico), Latindex-México e a biblioteca virtual de periódicos SciELO México, que foi financiada pela CONACYT.

Sobre Julio Zetter Patiño

É licenciado em Sociologia pela Universidad Autónoma Metropolitana – Unidad Xochimilco (México) e mestre em Biblioteca e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente, é Técnico Académico Pleno na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital da Universidad Nacional Autónoma de México, onde faz parte da equipa de coordenação e gestão editorial da base de dados SciELO México e da biblioteca de arquivos virtuais dentro do Departamento de Bibliografia Latino-Americana. O seu campo de estudo profissional está centrado nos periódicos científicos de Acesso Aberto, nos seus processos de gestão, avaliação e aplicação de critérios de qualidade; estruturação e utilização de normas de metadados e utilização de licenças abertas Creative Commons.

Sobre Martha R. Gallegos Ramírez

Licenciada, Mestre e Doutora em Biblioteca e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México. Tem trabalhado como chefe da biblioteca do Instituto Salesiano de Estudios Superiores. Prestou também os seus serviços profissionais em diferentes instituições tais como: a Biblioteca Vasconcelos, o Colegio de Bibliotecología de Facultad de Filosofía y Letras (da Universidad Nacional Autónoma de México) e o Claustro de Sor Juana. Atualmente, trabalha na Direção Geral das Bibliotecas da Universidad Nacional Autónoma de México no Departamento de Bibliografia Latino-americana, onde é membro da equipe de coordenadores da base de dados e biblioteca virtual de periódicos SciELO México.

Sobre Patricia Garrido Villegas

Técnica acadêmica da Universidad Nacional Autónoma de México. Desde janeiro de 2010 até hoje faz parte da equipe editorial do SciELO México e é especialista em relatórios bibliométricos na Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital – Universidad Nacional Autónoma de México. Desde 2021 ela é diretamente responsável pela indexação dos periódicos SciELO México no Dialnet. Atualmente ela é mestre em Ciência de Dados pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha e bacharel em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México.

Sobre Manuel Alejandro Flores Chávez

Técnico acadêmico e chefe da seção acadêmica da Universidad Nacional Autónoma de México. Desde 2019 ele trabalha como analista de documentos no Departamento de Bibliografia Latino-Americana da Direção Geral de Bibliotecas e Serviços de Informação Digital, desde 2020 ele supervisiona a indexação de artigos científicos no portal bibliométrico BIBLAT e nas bases de dados do CLASE e PERIÓDICA. Ele é responsável pela entrada consistente de dados e pelo desenvolvimento de iniciativas para melhorar os processos de indexação. Atualmente é formado em Biblioteconomia e Estudos de Informação pela Universidad Nacional Autónoma de México.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Antonio Sánchez Pereyra

Antonio Sánchez Pereyra
(0000-0002-1316-4632)

PALESTRANTES

Julio Zetter Patiño

Julio Zetter Patiño
(0000-0002-4870-9444)

Martha R. Gallegos Ramírez

Martha R. Gallegos Ramírez
(0000-0003-3129-6150)

Patricia Garrido Villegas

Patricia Garrido Villegas
(0000-0002-8303-4884)

Manuel Alejandro Flores Chávez
(0000-0002-2465-0724)