loader image

Seminário ABEC Brasil – SciELO 25 Anos

Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade na Comunicação de Pesquisas

📅 6 de março de 2023, 13:00 – 15:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês/Português com tradução simultânea

Equidade de gênero na publicação científica

As palestrantes - Dra. Joan Marsh e Dra. Ana Heredia - abordarão desde a importância do gênero na pesquisa científica, até as assimetrias entre autores, áreas, nos comitê editoriais dos periódicos e na revisão por pares, e também como a promoção da equidade de gênero contribui para a inclusão, a diversidade, a qualidade e a inovação na ciência. Serão apresentadas as iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero e no âmbito de associações de editores, periódicos, além de ações intersetoriais nesta área.

Sobre

Este evento on-line é um dos Seminários SciELO 25 Anos, parte das atividades de celebração dos 25 Anos do Programa SciELO, em 2023. As palestrantes serão: a Dra. Joan Marsh, editora adjunta da revista The Lancet Psychiatry, e a Dra. Ana Heredia, consultora independente e membro do comitê sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) da Society for Scholarly Publishing (SSP) e da Coalition for Diversity & Inclusion in Scholarly Communications (C4DISC). Elas irão abordar a importância do gênero na pesquisa científica, em áreas como biologia e medicina, as assimetrias de gênero entre autores, áreas, nos comitê editoriais dos periódicos científicos e na revisão por pares, trazendo exemplos de como a promoção da equidade de gênero contribui para a inclusão, a diversidade, a qualidade e a inovação na ciência. Também serão apresentadas iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero e no âmbito de associações de editores, como a Associação Europeia de Editores Científicos (EASE), de periódicos, além de ações intersetoriais nesta área.

Agenda

13:00 – 13:10 Abertura e apresentação das palestrantes [VÍDEO]

13:10 – 13:40 Palestra da Dra. Joan Marsh [VÍDEO] [DOWNLOAD]

13:40 – 14:10 Palestra da Dra. Ana Heredia [VÍDEO] [DOWNLOAD]

14:10 – 14:50 Debate com perguntas dos participantes [VÍDEO]

14:50 – 15:00 Sorteios e encerramento [VÍDEO]

Sobre Leila Posenato Garcia

A Dra. Leila Posenato Garcia é Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Editora Adjunta da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO). É doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC-Brasil), do Comitê de Políticas de Gênero da European Association of Science Editors (EASE), do Comitê Editorial da revista Gaceta Sanitaria (Espanha) e do Fórum de Editores de Periódicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Foi membro suplente representante da área da saúde no Comitê Consultivo da Coleção SciELO Brasil.

Sobre Joan Marsh

A Dra. Joan Marsh é editora adjunta do The Lancet Psychiatry, tendo ingressado no Grupo Lancet em novembro de 2013. É graduada em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge e PhD em Biologia Molecular. Foi editora na The Ciba / Novartis Foundation em Londres, e da Wiley & Sons, trabalhou para a Universidade de Hong Kong e para a Excerpta Medica. Fez parte do Conselho da European Association of Science Editors (EASE) por 12 anos, incluindo seis como presidente. Atualmente, é coordenadora do Comitê de Políticas de Gênero da EASE e também é editora associada da revista da Associação, European Science Editing

Sobre Ana Heredia

A Dra. Ana Heredia é bióloga, possui mestrado em Ciências do Comportamento e Neurociências pela Université Paul Sabatier e doutorado em Ciências pela Université Libre de Bruxelles na área de Ecologia Comportamental. Trabalhou por 10 anos com informação científica na Elsevier, onde também foi responsável pelo departamento de periódicos no Brasil, foi Diretora para a América Latina da ORCID e atualmente é consultora independente, membro do comitê DEI da Society for Scholarly Publishing (SSP) e membro da Coalition for Diversity & Inclusion in Scholarly Communications (C4DISC).

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Leila Posenato Garcia
(0000-0003-1146-2641)

PALESTRANTES

Joan Marsh
(0000-0002-3494-9324)

Ana Heredia
(0000-0001-7862-8955)