loader image

Seminário SciELO 25 Anos

Sociedade de Aprendizagem

📅 27 de julho de 2023, 11:00 – 12:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês/espanhol sem tradução simultânea

Comunicação científica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O webinar explorará o impacto da ciência aberta e das iniciativas de comunicação científica para impulsionar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.

Sobre

O webinar explorará o impacto da ciência aberta e das iniciativas de comunicação científica para impulsionar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Além disso, ele esclarecerá como essas iniciativas podem efetivamente preencher as lacunas entre ciência, tecnologia e inovação. Nesta sessão, destacaremos métodos e estruturas de pesquisa bibliográfica personalizada de ponta, criados para mapear os esforços e programas de pesquisa dos ODSs.

Agenda

11:00 – 11:03 Boas-vindas e introdução, Wouter Schallier (CEPAL) [VÍDEO]

11:03 – 11:18 Usando análise bibliométrica para avaliar pesquisas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique de Brito Cruz (Elsevier e Unicamp) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

Um desafio comum para as organizações de pesquisa é como avaliar e planejar seus esforços para contribuir com resultados de pesquisa que possam ajudar na realização dos ODS. Mostraremos como buscas bibliográficas personalizadas podem ajudar organizações de pesquisa, financiadores de pesquisa e governos a mapear seus esforços e acompanhar planos que visam os ODS.

11:18 – 11:33 Recomendação de 2021 da UNESCO sobre Ciência Aberta: Uma estrutura internacional para comunicação acadêmica equitativa e aceleração da realização dos ODS, Ana Peršić (UNESCO) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

Reconhecendo a Ciência Aberta como um verdadeiro divisor de águas na abordagem dos prementes desafios planetários e socioeconómicos, os 193 Estados-Membros adotaram o primeiro instrumento internacional de definição de normas sobre Ciência Aberta, a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta de 2021. A Recomendação define valores e princípios partilhados para a Ciência Aberta e identifica medidas concretas sobre o acesso aberto e os dados abertos, com propostas para aproximar a sociedade da ciência e compromissos para facilitar a produção e a divulgação do conhecimento científico em todo o mundo. Na sua apresentação, a Dra. Ana Persic falará sobre a visão da UNESCO de utilizar a Recomendação da UNESCO sobre a Ciência Aberta como uma ferramenta para acelerar a realização dos ODS da ONU e para promover a divulgação do conhecimento científico em todo o mundo.

11:33 – 11:48 Investigação sobre o impacto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na perspetiva da comunicação científica, Gabriel Velez Cuartas (Universidad de Antioquia) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

Vários programas de investigação desenvolveram estratégias para relacionar a dinâmica da publicação científica e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Exemplos disso foram as experiências da STRING, a equipe TIPC, SDGontologies, os indicadores Scopus através das suas plataformas Pure, entre outros. Embora se pretenda encontrar uma relação direta entre os ODS e o desenvolvimento da investigação nestes domínios, é verdade que as metodologias utilizadas não permitem dar conta das possibilidades reais de converter o que se encontra através dos métodos semânticos em conhecimento aplicado. Propõe-se o desenvolvimento de metodologias que associem a exploração semântica ao desenvolvimento da análise de redes sociais para avaliar a ligação gerada nestes produtos de comunicação através de co-autorias e, se aplicado ao domínio das patentes, de co-criações para observar os diferentes sectores sociais relacionados com a investigação científica.

11:48 – 12:25 Painel de discussão e diálogo com o público moderado por Wouter Schallier (CEPAL) [VÍDEO]

 12:25 – 12:30 Encerramento, Wouter Schallier (CEPAL) [VÍDEO]

Coordenação

Wouter Schallier

Wouter Schallier

ORCID: 0000-0002-1480-2093
Wouter Schallier é diretor da Biblioteca Hernán Santa Cruz na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Nações Unidas, em Santiago, Chile. Entre 2008 e 2012, Wouter Schallier foi diretor executivo da LIBER (Associação de Bibliotecas de Pesquisa Europeias), em Haia, na Holanda. Ele garantiu financiamento da Comissão Europeia para sete projetos de inovação. Como chefe da Biblioteca Hernán Santa Cruz da CEPAL, lançou o Repositório Digital (https://repositorio.cepal.org/), que fornece acesso aberto a todas as publicações da CEPAL. Entre 2015 e 2017, Wouter Schallier coordenou o capítulo da América Latina e do Caribe do projeto LEARN (http://learn-rdm.eu/en/about/) sobre Gestão de Dados de Pesquisa, financiado pela Comissão Europeia. Ele é ativo na comunidade de ciência aberta, liderando várias atividades na América Latina e no Caribe. Em 2016, ele iniciou uma série de webinars mensais para fortalecer a capacitação que ainda está em andamento.

Palestrantes

Carlos Henrique de Brito Cruz

Carlos Henrique de Brito Cruz

ORCID: 0000-0001-8042-1638
Carlos Henrique de Brito Cruz é Vice-Presidente Sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier e Professor Emérito do Instituto de Física da Unicamp, Brasil. Dirigiu o Instituto de Física da Unicamp, foi vice-presidente de Pesquisa, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, e reitor da Unicamp. De 2005 a 2020, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. Brito Cruz é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências (TWAS), Fellow da AAAS e Fellow da American Physical Society. Recebeu a Ordem Brasileira do Mérito Científico, a Ordre des Palmes Académiques e a Order of the British Empire (OBE).

Ana Peršić

Ana Peršić

A Dra. Ana Peršić é Especialista de Programa na Seção de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação na sede da UNESCO em Paris. Ecologista por formação (Mestre em Ciências Ecológicas pela Università degli Studi di Padova, Itália, e Doutora em Ecotoxicologia pela Université Paris-Sud, França), a Dra. Ana Peršić ingressou na UNESCO em abril de 2006 como Especialista Assistente de Programa, atendendo ao Programa O Homem e a Biosfera da UNESCO na Divisão de Ciências Ecológicas e da Terra. Em seguida, atuou como Especialista em Ciências no Escritório de Ligação da UNESCO em Nova York de 2011 a 2018. Seu trabalho está relacionado ao fortalecimento da interface ciência-política e à promoção da ciência, tecnologia e inovação na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde 2019, seu foco tem sido a ciência aberta - ela coordenou o desenvolvimento da Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta e atualmente está trabalhando para sua implementação.

Gabriel Velez Cuartas

Gabriel Velez Cuartas

ORCID: 0000-0003-2350-4650
Professor associado do Departamento de Sociologia da Universidad de Antioquia. Assessor científico do Observatório Colombiano de Ciência e Tecnologia. Ex-assessor do Programa Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Ciências Sociais, Humanidades e Educação da Minciencias en Colombia. PhD em Ciências Sociais e Políticas. Coordenador do CoLaV, Colaboratorio de Vinculación para las Ciencias Sociales Computacionales. Professora visitante da Universidad Autónoma de Zacatecas, Cinvestav, Universidad Iberoamericana de León no México, Zeppelin University na Alemanha, Complutense de Madrid na Espanha, Universidad de la Frontera no Chile, entre outras. Colaborou em projetos com professores da University of Amsterdam, Transformative Innovation Policy Consortium, FOLEC-CLACSO, Ministérios da Ciência e Tecnologia da Colômbia e da Argentina, AMELICA, entre outros projetos e instituições. Seus tópicos de pesquisa: métricas responsáveis, métricas universidade-ambiente, cienciometria e estudos sociais e históricos da ciência, análise de redes, teorias de comunicação e significado.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.