loader image

Seminário ASAPbio – SciELO 25 Anos

Modus Operandi de Comunicação de Pesquisas em Ciência Aberta

📅 25 de abril de 2023, 11:00 – 12:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês

Preprints como facilitadores do diálogo acadêmico

Nesta sessão, exploraremos diferentes abordagens para o feedback do público sobre preprints e uma visão para um futuro em que eles mudarão a estrutura da comunicação científica para promover a colaboração nos estágios iniciais do ciclo de pesquisa.

Sobre

Preprints promovem o compartilhamento rápido e aberto da pesquisa, normalmente antes da avaliação formal por pares. No entanto, eles também trazem outro benefício: permitem que a avaliação por pares prossiga de maneiras novas e mais produtivas. O feedback aberto e a avaliação de preprints podem promover uma avaliação mais rigorosa e informativa que envolve uma participação mais ampla da comunidade acadêmica. Nesta sessão, exploraremos diferentes abordagens para o feedback do público sobre preprints e uma visão para um futuro em que eles mudarão a estrutura da comunicação científica para promover a colaboração nos estágios iniciais do ciclo de pesquisa.

Agenda

11:00 – 11:10 Introdução à avaliação de preprints (Jessica Polka, ASAPbio) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

11:10 – 11:20 ECRs em avaliação por pares de preprints (Vanessa Fairhurst, PREreview) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
11:30 – 11:40 Publicação de pareceres de preprints sob a ótica do periódico (Eucidio Pimenta Arruda, Educação em Revista) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
11:40 – 11:50 Perspectiva do financiador (Kleber Neves, The Serrapilheira Institute) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
11:50 – 12:00 Preprints iniciais / preprints em progresso (Alexandra Navarro, ex-Whitehead Institute) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
12:00 – 12:40 Q&A [VÍDEO]

Sobre Jessica Polka

Jessica Polka, PhD, atua como Diretora Executiva da ASAPbio, uma organização sem fins lucrativos dirigida por pesquisadores que trabalha para promover inovação e transparência na publicação de ciências da vida em áreas como pré-impressão e revisão aberta por pares. Antes disso, ela realizou pesquisa de pós-doutorado no departamento de Biologia de Sistemas da Harvard Medical School após um PhD em Bioquímica e Biologia Celular da UCSF. Jessica também é Embaixadora do Plano S, afiliada do Knowledge Futures Group e membro do comitê diretor da Rescuing Biomedical Research.

Sobre Eucidio Pimenta Arruda

Eucidio é Editor-Chefe da revista Educação em Revista e chefe do Departamento de Administração Escolar da UFMG. Atua na formação de estudantes e pesquisadores para entender os impactos das tecnologias, como a inteligência artificial, no ensino fundamental e médio. Foi diretor de inovação e metodologias, é coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil da UFMG. Eucidio é doutor em Educação pela UFMG.

Sobre Alexandra Navarro

Alexandra é Coordenadora Sênior do Programa de Treinamento Pós-Bacharelado no Broad Institute do MIT e Harvard. Ela trabalha para preparar os alunos para uma escola de pós-graduação e uma carreira em pesquisa. Alexandra recebeu seu PhD em Biologia Celular do MIT, onde trabalhou no laboratório de Iain Cheeseman.

Sobre Kleber Neves

Kleber Neves é bacharel em ciências biomédicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em neurociências pela mesma instituição. Ele fez pesquisas sobre a evolução do sistema nervoso e da cognição. Ele então fez parte da equipe de coordenação da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, trabalhando com metaciência, bioestatística, reprodutibilidade e cienciometria. Faz parte do Conselho de Administração da ASAPBio. No Serrapilheira, atua como gestor do Programa Ciência, cuidando da avaliação de impacto do programa e das atividades de ciência aberta.

Sobre Vanessa Fairhurst

Vanessa é Community Manager na PREreview. Ela trabalha para apoiar e capacitar comunidades de pesquisadores, particularmente aqueles em estágios iniciais de suas carreiras e historicamente excluídos a realizar avaliações por pares de preprints socialmente conscientes. É graduada em Línguas Europeias e Gestão de Negócios e fez mestrado em mestrado em Ética Aplicada e Profissional. Abertura, acessibilidade e equidade sempre foram fundamentais para o trabalho de Vanessa. Antes da PREreview, ela começou sua carreira acadêmica trabalhando na organização internacional de desenvolvimento INASP com foco em melhorar o acesso a informações acadêmicas e pesquisas em países em desenvolvimento antes de apoiar editores no mundo todo como Community Engagement Manager na Crossref.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Jessica Polka

Jessica Polka
(0000-0001-6610-9293)

PALESTRANTES

Eucidio Pimenta Arruda

Eucidio Pimenta Arruda
(0000-0002-9201-6530)

Alexandra Navarro

Alexandra Navarro
(0000-0001-9940-6761)

Kleber Neves

Kleber Neves
(0000-0001-9519-4909)

Vanessa Fairhurst

Vanessa Fairhurst
(0000-0001-8511-8689)