loader image

Seminário SciELO África do Sul – SciELO 25 Anos

Inovações Tecnologias na Comunicação Científica

📅 29 de junho de 2023, 09:30 – 11:30 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês/Português com tradução simultânea (fornecido por ABEC Brasil)

Ferramentas de detecção de inteligência artificial e políticas de decisão editorial

Pesquisadores começaram a experimentar o ChatGPT desde seu lançamento em novembro de 2022 buscando maneiras de se beneficiar e descobrir como ele poderia ajudar a escrever revisões sistemáticas, pesquisas de literatura, resumir artigos acadêmicos etc. Muitos editores queriam rejeitar a tendência antes que ganhasse força, e outros elaboraram diretrizes sobre o uso adequado da tecnologia. Este webinar visa discutir e obter clareza sobre várias questões, como políticas editoriais e de publicação, processos de pesquisa e plágio.

Sobre

Pesquisadores começaram a experimentar o ChatGPT desde seu lançamento em novembro de 2022, buscando maneiras de se beneficiar e descobrir como ele poderia ajudar a escrever revisões sistemáticas, pesquisas de literatura, resumir artigos acadêmicos etc., algo que muitos editores gostariam de rejeitar antes que a tendência ganhasse força.

Science, Elsevier e Nature reagiram rapidamente atualizando suas respectivas políticas editoriais e de publicação, declarando incondicionalmente que o ChatGPT não pode ser listado como autor em um trabalho acadêmico.

Também houve editores que abordaram essa “área cinzenta” de maneira diferente quanto à questão de saber se o ChatGPT pode ser usado como auxílio no processo de pesquisa por meio do nível de detalhe e clareza de suas políticas. Uma exceção notável é a ACS, que está adotando uma abordagem proativa para definir diretrizes sobre o uso adequado de tecnologias de IA. Um texto do ACS Energy ‘Viewpoint’ considera a possibilidade de que o ChatGPT possa implementar uma “abordagem de direção assistida que promete liberar” o tempo dos pesquisadores do fardo da escrita científica e desocupar seu tempo para outras atividades de pesquisa e ciência. Um editorial da ACS Nano descreve as melhores práticas e políticas detalhadas para o uso de ferramentas de IA.

Outra questão é se os verificadores de plágio tradicionais alcançaram a detecção de IA, e essas ferramentas podem ser enganadas de alguma forma?

Este webinar visa discutir e obter clareza sobre essas várias questões.

Agenda

09:30 – 09:35  Boas-vindas e apresentações [VÍDEO]
Sra Susan Veldsman (Diretora: Publicação acadêmica, Academy of Science of South Africa, ASSAf)

09:35 – 09:50  IA na publicação: desafios e oportunidades [VÍDEO] [DOWNLOAD]
Dra Valda Vinson (AAAS, Editora executiva, Science Journals)

09:50 – 10:05  O uso ético de ferramentas de IA na publicação [VÍDEO] [DOWNLOAD]
Dr Daniel Kulp (Committee on Publication Ethics: COPE)

15:05 – 15:20   Posso usar o ChatGPT para gerar uma tese totalmente criada por IA? Refletindo sobre estratégias de solicitação e ferramentas de detecção úteis [VÍDEO] [DOWNLOAD]
Kirstin Krauss (Worldwide Information Services)

10:20 – 10:35  Discussão do painel [VÍDEO]

Utilizando o Yesterday & Today para educar uma comunidade profissional em geral sobre IA, Prof Johan Wasserman (Yesterday and Today) [VÍDEO]
Uso de IA na tomada de decisões editoriais, algumas reflexões jurídicas, Prof Wian Erlank (Potchefstroom Electronic Law Journal) [VÍDEO]

10:35 – 11:25  Discussões [VÍDEO]

11:25 – 11:30  Comentários finais e encerramento [VÍDEO]
Susan Veldsman (ASSAf)

Coordenação

Susan Veldsman

Susan Veldsman

ORCID: 0000-0002-7557-0898
Susan Veldsman é Diretora da Scholarly Publication Unit na Academy of Science of South Africa, na qual é, dentre outras funções, responsável por conduzir a agenda de Ciência Aberta para aumentar a visibilidade, capacidade de descoberta e acessibilidade de periódicos acadêmicos sul-africanos, melhorar a qualidade da produção de pesquisa da África do Sul e apoiar o desenvolvimento de estruturas de políticas a fim de facilitar o uso e o acesso otimizado à pesquisa financiada publicamente. Em 2013 recebeu o prêmio Electronic Publishing Trust (EPT) por sua excelente contribuição para a promoção do acesso aberto em países em desenvolvimento. Recentemente foi co-presidente do Relatório IAP Combating Predatory Journals and Conferences, lançado em 16 de março de 2022.

Palestrantes

Valda Vinson

Valda Vinson

ORCID: 0000-0001-7634-473X
Valda Vinson é Editora Executiva dos periódicos Science e supervisiona a estratégia de conteúdo de pesquisa e a política editorial na Science, Science Signaling, Science Translational Medicine, Science Immunology e Science Robotics. Ela começou sua carreira na publicação quando se juntou à equipe da Science em 1999 como Editora Associada, lidando com trabalhos de pesquisa nas áreas de biologia estrutural, bioquímica e biofísica. Em 2013 tornou-se Editora Adjunta, supervisionando o conteúdo de pesquisa nas áreas de biologia celular e molecular e biomedicina, e em 2018 foi nomeada Editora, supervisionando o conteúdo de pesquisa nas ciências da vida e ciências sociais na Science. Conclui o Mestrado em Química pela Universidade de Natal, África do Sul, em 1987 e Ph.D. da Johns Hopkins University em 1992. Seus estudos de pós-doutorado também foram realizados na Johns Hopkins University, onde se concentrou em estudos estruturais e bioquímicos de proteínas do citoesqueleto. Antes de ingressar na Science, ela passou dois anos como professora sênior na Universidade de Western Cape, na África do Sul.

Daniel Kulp

Daniel Kulp

ORCID: 0000-0003-1147-2196
Dan é o atual presidente do COPE (Committee on Publication Ethics) e trabalha com publicações há mais de 27 anos.Começou em 1996 como editor profissional em tempo integral da Physical Review B, publicada pela American Physical Society, chegando ao cargo de editor-chefe de todo o portfólio da Physical Review. Em 2020 ingressou na Publications Division da American Chemical Society como Editorial Director e, no outono passado, mudou de função para se tornar Diretor Sênior de Integridade de Pesquisa e Desenvolvimento Global. Dan esteve envolvido em todos os aspectos da publicação, incluindo revisão por pares, ética de publicação, produção, distribuição e gerenciamento financeiro e pessoal de periódicos.

Kirstin Krauss

Kirstin Krauss

ORCID: 0000-0002-1328-7683
Kirstin Krauss é Research Advisor da Worldwide Information Services (WWIS), onde desempenha um papel de liderança no desenvolvimento de serviços de capacidade de pesquisa para a WWIS Academy. É também Visiting Researcher da STADIO Higher Education em apoio aos programas de Mestrado e Doutoramento. Trabalha em tempo integral como gerente de desenvolvimento de negócios da Iontaofa Intelligence Ltd. (Irlanda), onde lidera e supervisiona o engajamento do cliente e o desenvolvimento de serviços para o setor de fornecimento de conhecimento e informações. Em cargos anteriores, Kirstin atuou como acadêmico e professor em várias universidades na África do Sul. Sua pesquisa se concentra em TIC para o Desenvolvimento, Etnografia Crítica, desenvolvimento de alunos de pós-graduação e mitigação de práticas acadêmicas questionáveis. Tem sido convidado por várias associações e universidades para ministrar palestras e workshops de pesquisa de pós-graduação. Ele fez trabalho editorial para uma série de jornais e conferências.

Comentaristas

Johan Wasserman

Johan Wasserman

ORCID: 0000-0001-9173-0372
Johan Wassermann é Professor de History Education e Chefe do Departamento Humanities Education da University of Pretoria, África do Sul. Seus interesses atuais de pesquisa incluem juventude e história, ensino de questões controversas em um contexto africano, política de identidade e história escolar. Ele é editor-chefe da Yesterday & Today, uma revista sul-africana de educação histórica credenciada e co-fundador da NPO, AHE-Afrika. Ele é um pesquisador com qualificação NRF C1.

Wian Erlank

Wian Erlank

ORCID: 0000-0001-7796-1254

Wian Erlank é Professor Titular de Direito no Potchefstroom Campus da North-West University na África do Sul, onde atualmente leciona Direito Espacial e Direito Cibernético. Ele é um pesquisador classificado pela NRF com classificação Y1. Sua tese de doutorado, “Property in Virtual Worlds", foi concluída na Universidade de Stellenbosch como candidato a doutorado na South African Research Chair in Property Law. Também faz parte do conselho de várias conferências e associações internacionais, incluindo a Association for Law Property and Society (ALPS) (para um segundo mandato) e o Young Property Lawyers' Forum (YPLF) (atualmente), e tem sido editor associado do prestigioso Potchefstroom Electronic Law Journal (PER/PELJ) por vários anos. Ele também é membro do Comitê Consultivo SciELO SA e anteriormente atuou como membro do Committee for Scholarly Publishing in South Africa (CSPISA) da Academy of Science for South Africa (ASSAf).

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.