loader image

Seminário ABEC Brasil – SciELO 25 Anos

Relevância dos Periódicos de Qualidade Editados Nacionalmente

📅 25 de maio de 2023, 10:00 – 12:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Português

Modelos de sucessão de editores.
Parte 2 – Experiência de periódicos da Rede SciELO

Como deve ser a sucessão do editor de um periódico? Essa é uma dúvida recorrente em muitos periódicos e/ou mantenedoras, que muitas vezes não tem um procedimento claro e explícito no seu regimento. A necessidade de se pensar na sucessão é uma realidade, o editor não deve ficar perene no cargo. Existem muitas maneiras de fazer essa substituição sem que o periódico sofra um desvio da sua missão ou uma interrupção no seu processo editorial. No primeiro seminário deste assunto, vimos a experiência de periódicos/editoras comerciais. Nessa segunda parte da discussão se pretende mostrar a experiência regional de editores da Rede SciELO e como eles orientam ou conduzem o processo. Participarão editores experientes da rede para abordar o tema.

Sobre

Este Seminário SciELO 25 Anos, que integra as atividades de celebração dos 25 Anos do Programa SciELO, será realizado em colaboração com a ABEC Brasil. O seminário “Modelos de sucessão de editores” está dividido em duas partes, que abordará o importante tema da sucessão do editor, que embora deva ser um processo bem definido, muitas vezes pode ser um problema sério na continuidade da política editorial e até da sobrevivência do periódico. Dentro da temática principal serão abordados enfoques diferentes.  No primeiro webinar os palestrantes mostrarão a experiência pessoal e de seus periódicos, assim como os publishers orientam o processo. No segundo webinar serão compartilhadas diferentes experiências de periódicos que participam da Rede SciELO.

No seminário, “Modelos de sucessão de editores. Parte 1 – Experiência de periódicos de editoras comerciais”, foram apresentadas e discutidas as experiências de editores de periódicos mantidos por publishers e como eles orientam ou conduzem o processo. Contamos com Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC Brasil e membro do Comitê Consultivo do SciELO Brasil, coordenando as apresentações e o debate entre Karunika Kardak, Publisher, Medicine and Life Sciences (Springer Nature); Taíssa Vila, editora-chefe do periódico The Lancet Regional Health – Americas (Elsevier/Lancet); Ricardo Antunes Azevedo, editor-chefe do Annals of Applied Biology (Wiley) e Silvia Galleti, editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico.

Na segunda parte do seminário, “Modelos de sucessão de editores. Parte 2 – Experiência de periódicos da Rede SciELO”, as apresentações e discussões serão coordenadas pela Silvia Galleti, que contará com Sigmar de Mello Rode para provocar o debate entre os convidados, Viviana Martinovich, editora e do periódico Salud Colectiva; Luciana Dias de Lima, editora-chefe do periódico Cadernos de Saúde Pública; Márkilla Zunete Beckmann Cavalcante, editora-chefe do periódico Ornamental Horticulture e Fábio Frezatti, editor-chefe da Revista de Contabilidade & Finanças. Nesta discussão pretende-se compartilhar as experiências desses editores de periódicos de instituições de ensino, pesquisa e de entidades de classes que apresentarão seus modelos de condução do processo de sucessão.

 

Agenda

10:00 – 10:15 Abertura, Silvia Galleti [VÍDEO]

10:15 – 10:30 1° palestrante – Viviana Martinovich, Salud Colectiva [VÍDEO]

10:30 – 10:45 2° palestrante – Luciana Dias de Lima, Cadernos de Saúde Pública [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:45 – 11:00 3° palestrante – Márkilla Zunete Beckmann Cavalcante, Ornamental Horticulture [VÍDEO] [DOWNLOAD]

11:00 – 11:15 4° palestrante – Fábio Frezatti, Revista de Contabilidade & Finanças [VÍDEO] [DOWNLOAD]

11:15 – 12:00 Comentários/Q&A, Sigmar Mello Rode [VÍDEO]

Coordenação

Silvia Galleti

Silvia Galleti

ORCID: 0000-0002-0745-5716
É bióloga pela Universidade Mackenzie e mestre em Biotecnologia pela USP. É Pesquisadora Científica no Instituto Biológico, responsável pela gestão de diagnósticos fitossanitários. Atua na área de Editoração Científica como Editora-Chefe dos Arquivos do Instituto Biológico – AIB; editora da SciELO Preprints na área de agrárias e membro do Comitê Consultivo Rede Sociais da SciELO. Coordena a Comissão de Integridade Científica do Instituto Biológico. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

Palestrantes

Viviana Martinovich

Viviana Martinovich

ORCID: 0000-0003-4607-2221

Formou-se como Editora pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Cursa Doutorado em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde Coletiva da Universidad Nacional de Lanús (ISCo-UNLa). É professora adjunta nos cursos de pós-graduação do ISCo-UNLa. Desde 2005, é editora executiva da revista científica Salud Colectiva e diretora editorial da coleção de livros Cuadernos del ISCo, ambas publicadas pela ISCo-UNLa.

Da história da publicação científica, sua área de estudo se concentra em ambientes produtivos de publicação científica. A partir dessa perspectiva, ela publicou vários editoriais, notas científicas populares e artigos de pesquisa.

Como professora visitante, ministrou cursos de pós-graduação na Universidad Nacional del Sur, Universidad Nacional de Santiago del Estero e, no exterior, na Universidad de Los Lagos (Chile) e na Universidad de Los Llanos (Colômbia). Desde seu trabalho editorial, ela foi convidada como palestrante em várias reuniões, como o painel de revistas científicas do "XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva" (Abrascão) Rio de Janeiro, Brasil; “Seminário de Pesquisa Jurídica e Revistas Científicas Universitárias”, Ministério da Justiça e Direitos Humanos, Argentina; “Conferência SciELO 15 anos”, São Paulo, Brasil; “II Seminário da Rede Latino-Americana de Revistas de Direito Internacional”, Lima, Peru; oficinas de publicação científica na Editorial Ciencias Médicas (ECIMED) e no Centro Nacional de Informação em Ciências Médicas (INFOMED), Havana, Cuba; "III Conferência Internacional: Sociedade, Estado e Universidade" Mar del Plata, Argentina; “Segunda Oficina de edição de periódicos institucionais: experiências na função editorial”, Universidade Nacional do Nordeste, Argentina; o "V Encontro Regional e II Encontro Nacional de Grupos de Estudos, Pesquisa e Projeção Social na Área da Saúde" em Villavicencio, Colômbia.

Luciana Dias de Lima

Luciana Dias de Lima

ORCID: 0000-0002-0640-8387
Médica sanitarista, doutora em Saúde Coletiva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com pós-doutorado em Ciência Política (University of Pennsylvania, EUA). Professora e pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/ Fiocruz e co-editora chefe da Revista Cadernos de Saúde Pública. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Márkilla Zunete Beckmann-Cavalcante

Márkilla Zunete Beckmann-Cavalcante

ORCID: 0000-0002-2594-1769
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, com Mestrado em Agronomia pela mesma instituição. Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) com estágio de doutorado (PDEE) na Fachhochschule Weihenstephan Freising/Alemanha. Professora Associada III, no Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) dessa mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Plantas Ornamentais no Vale do São Francisco (POVASF) e coordena a Equipe PhenoGlad do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Agronomia com ênfase em Floricultura, atuando principalmente nos temas: floricultura, substratos e propagação e sistemas de produção de flores e plantas ornamentais. Experiência na organização de eventos nacionais. Colabora como revisor ad hoc de vários periódicos brasileiros e fora do Brasil. Desde janeiro de 2020 está como Editora-Chefe da revista Ornamental Horticulture, pertencente à Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO).

Fabio Frezatti

Fábio Frezatti

ORCID: 0000-0002-5927-022X
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Associado da Universidade de São Paulo, diretor presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis e conselho editorial de vários periódicos, dentre os quais, Accounting Education - International Association for Accounting Education and Research, RAC - Revista de Administração Contemporânea, RAUSP Management Journal, Revista de Contabilidade e Finanças da FEA USP (até 2005). Tem atuado na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, economic value added, market value added, aplicação da teoria institucional. Lidera grupo de pesquisa, transformado em laboratório, denominado Práticas Gerenciais das Empresas Brasileiras.

Comentarista

Sigmar de Mello Rode

Sigmar de Mello Rode

ORCID: 0000-0002-4261-4217
Doutor em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo, é Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC Brasil (2022-2023), tendo já ocupado essa presidência nas gestões de 2020-2021, 2014-2015, 2012-2013. É Professor Titular do Curso de Odontologia do ICT de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Exerce a função de Ex-Presidente da Região Latino Americana da International Association for Dental Research, LAR-IADR e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, SBPqO. Membro da Academia Brasileira de Odontologia. Membro do Comitê Consultivo do SciELO Brasil e do LILACS. Chair do Brazilian Chapter da European Association of Science Editors, EASE. É Editor de Área da Clinics e da Acta Cirúrgica Brasileira.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.