loader image

Seminário ABEC Brasil – SciELO 25 Anos

Relevância dos Periódicos de Qualidade Editados Nacionalmente

📅 18 de maio de 2023, 10:00 – 12:00 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Inglês/Português com tradução simultânea

Modelos de sucessão de editores.
Parte 1 - Experiência de periódicos de editoras comerciais

Como deve ser a sucessão do editor de um periódico? Essa é uma dúvida recorrente em vários periódicos e/ou mantenedoras, que muitas vezes não tem um procedimento claro e explícito no seu regimento. Que há a necessidade de se pensar na sucessão é uma realidade, o editor não deve ficar perene no cargo. Existem muitas maneiras de fazer essa substituição sem que o periódico sofra um desvio da sua missão ou uma interrupção no seu processo editorial. Nessa primeira parte da discussão se pretende mostrar a experiência de editores de periódicos mantidos por publishers e como eles orientam e/ou conduzem o processo. Participarão desta discussão 3 editores experientes representando a Elsevier, Springer Nature e Wiley que irão compartilhar suas vivências com esta temática.

Sobre

Este Seminário SciELO 25 Anos, que integra as atividades de celebração dos 25 Anos do Programa SciELO, será realizado em colaboração com a ABEC Brasil. O seminário “Modelos de sucessão de editores” está dividido em duas partes, que abordará o importante tema da sucessão do editor, que embora deva ser um processo bem definido, muitas vezes pode ser um problema sério na continuidade da política editorial e até da sobrevivência do periódico. Dentro da temática principal serão abordados enfoques diferentes.  No primeiro webinar os palestrantes mostrarão a experiência pessoal e de seus periódicos, assim como os publishers orientam o processo. No segundo webinar serão compartilhadas diferentes experiências de periódicos que participam da Rede SciELO.

No seminário, “Modelos de sucessão de editores. Parte 1 – Experiência de periódicos de editoras comerciais”, serão apresentadas e discutidas as experiências de editores de periódicos mantidos por publishers e como eles orientam ou conduzem o processo. Contaremos com Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC Brasil e membro do Comitê Consultivo do SciELO Brasil, coordenando as apresentações e o debate entre Karunika Kardak, Publisher, Medicine and Life Sciences (Springer Nature); Taíssa Vila, editora-chefe do periódico The Lancet Regional Health – Americas (Elsevier/Lancet); Ricardo Antunes Azevedo, editor-chefe do Annals of Applied Biology (Wiley) e Silvia Galleti, editora-chefe do Arquivos do Instituto Biológico.

Na segunda parte do seminário, “Modelos de sucessão de editores. Parte 2 – Experiência de periódicos da Rede SciELO”, as apresentações e discussões serão coordenadas pela Silvia Galleti, que contará com Sigmar de Mello Rode para provocar o debate entre os convidados, editores convidados de periódicos da Rede SciELO. Nesta discussão pretende-se compartilhar as experiências desses editores de periódicos de instituições de ensino, pesquisa e de entidades de classes que apresentarão seus modelos de condução do processo de sucessão.

 

Agenda

10:00 – 10:15 Abertura, Sigmar Mello Rode [VÍDEO]

10:15 – 10:35 Karunika Karda [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:35 – 10:55 Taissa Vieira Machado Vila [VÍDEO] [DOWNLOAD]

10:55 – 11:15 Ricardo Antunes Azevedo [VÍDEO] [DOWNLOAD]

11:15 – 11:50 Comentários/Q&A, Silvia Galleti [VÍDEO]

Sobre Sigmar de Mello Rode

Doutor em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo, é Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC Brasil (2022-2023), tendo já ocupado essa presidência nas gestões de 2020-2021, 2014-2015, 2012-2013. É Professor Titular do Curso de Odontologia do ICT de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Exerce a função de Ex-Presidente da Região Latino Americana da International Association for Dental Research, LAR-IADR e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, SBPqO. Membro da Academia Brasileira de Odontologia. Membro do Comitê Consultivo do SciELO Brasil e do LILACS. Chair do Brazilian Chapter da European Association of Science Editors, EASE. É Editor de Área da Clinics e da Acta Cirúrgica Brasileira.

Sobre Karunika Kardak

Karunika Kardak é responsável pelas revistas de neurociência e psiquiatria do portfólio de Medicina e Ciências da Vida da Springer Nature. Ela é apaixonada por pesquisa acadêmica, comunicação científica e seu impacto na sociedade. Tendo trabalhado anteriormente no próprio mundo acadêmico, ela acredita que os conhecimentos adquiridos como pesquisadora, professora universitária e administradora são extremamente valiosos para o seu trabalho cotidiano como editora.

Sobre Taissa Vila

Editora-Chefe da revista The Lancet Regional Health – Americas, parte da iniciativa global do grupo Lancet que visa ampliar a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde promovendo o avanço da agenda de pesquisa, prática clínica e política de saúde, por meio de uma lente regional. Atualmente alocada no Rio de Janeiro, antes de ingressar na família de periódicos Lancet, ela trabalhou na University of Maryland Baltimore (EUA) e University of Texas at San Antonio (EUA) como pesquisadora de pós-doutorado investigando resistência a drogas e sinalização celular em infecções fúngicas e bacterianas. É graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em Biologia Celular/Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, também na UFRJ. Também é membro do Lancet’s Group for Racial Equality (GRacE).

Sobre Ricardo Antunes Azevedo

Biólogo com mestrado em genética e doutorado em bioquímica de plantas. Professor titular, USP. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Pesquisador Sênior do CNPq. Editor Chefe do Annals of Applied Biology (Wiley).

Sobre Silvia Galleti

É bióloga pela Universidade Mackenzie e mestre em Biotecnologia pela USP. É Pesquisadora Científica no Instituto Biológico, responsável pela gestão de diagnósticos fitossanitários. Atua na área de Editoração Científica como Editora-Chefe dos Arquivos do Instituto Biológico – AIB; editora da SciELO Preprints na área de agrárias e membro do Comitê Consultivo Rede Sociais da SciELO. Coordena a Comissão de Integridade Científica do Instituto Biológico. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.

COORDENAÇÃO

Sigmar de Mello Rode

Sigmar de Mello Rode
(0000-0002-4261-4217)

PALESTRANTES

Karunika Kardak

Karunika Kardak

Taissa Vila

Taissa Vila
(0000-0001-5600-4367)

Ricardo Antunes Azevedo

Ricardo Antunes Azevedo
(0000-0001-7316-125X)

COMENTARISTA

Silvia Galleti

Silvia Galleti
(0000-0002-0745-5716)