Homenagens | Adalberto Tardelli
Adalberto Tardelli é doutorando em Gestão e Informática em Saúde na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Mestre em Informática em Saúde pela Escola Paulista de Medicina – EPM/Unifesp e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Tardelli foi diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS (2012-2015) e gerente da área de Administração de Fontes de Informação (1995-2012) desta instituição.
Como consultor e funcionário internacional da OPAS/OMS, liderou o desenvolvimento de bibliotecas de software da família ISIS (a chamada Interface CISIS), que operam com alta capacidade e funcionalidades para o processamento de textos estruturados, como são as referências bibliográficas e os textos completos de artigos científicos. Estas bibliotecas foram essenciais no desenvolvimento da plataforma de operação das coleções SciELO, incluindo o registro, armazenamento e recuperação de textos dos artigos e seus metadados. Dotaram a operação da plataforma SciELO com alta eficiência e sustentabilidade, e são utilizadas até hoje.
Anteriormente, Tardelli foi gerente do Centro de Informática da Fundação Carlos Chagas (1986-1995), Chefe do Departamento de Sistemas da Fundação SEADE (1979-1987) e Analista de Sistemas do Centro de Computação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1976-1977). Atuou como consultor em sistemas de informação e indicadores de saúde, terminologia de saúde, comunicação científica em saúde e em estatísticas de mortalidade.