Homenagens | Alberto Pellegrini Filho
Alberto Pellegrini Filho é médico, formado em 1968 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Obteve o doutorado no Departamento de Farmacologia da Universidade Estadual de Campinas (1976).
Pellegrini foi Coordenador da Unidade de Promoção da Pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Washington, D.C., EUA (1988 – 2004).
No início dos anos 1990, a OPAS criou uma comissão de avaliação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Como coordenador da Unidade de Pesquisa, Pellegrini funcionou como secretário desta comissão, cujo relatório ressaltou a importância da BIREME para os países da América Latina e Caribe e recomendou a criação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A partir de então, houve um realinhamento de todos os produtos e atividades da BIREME para o novo ambiente criado pela BVS. A rede de periódicos e editores de periódicos científicas da Região organizada para a produção dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e outros produtos serviu de embrião para a criação de SciELO, o qual permitiu o alcance de um outro patamar de visibilidade e impacto da produção científica da AL&C e a ampliação para outras áreas temáticas além da saúde. SciELO permitiu também que a Região participasse na vanguarda das novas tendências de registro e acesso à produção científica. Desde a criação da BVS, a Unidade de Pesquisa da OPAS e a BIREME passaram a estabelecer uma estreita colaboração para benefício mútuo, desenvolvendo várias atividades em conjunto. Pellegrini, ao longo de mais de uma década, tanto na OPAS, como posteriormente na FIOCRUZ, participou ativamente desse processo.
A partir de 2006, Pellegrini trabalhou como pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz e foi Secretário Técnico da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (2006 – 2008). Foi Coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação em Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz (2009 – 2014) e Delegado do Brasil nas Comissões sobre Determinantes Sociais da Saúde do Mercosul e Unasul (2009 – 2014). Aposentou-se compulsoriamente por idade em 2014. Atua na área de Saúde Coletiva, principalmente nos seguintes temas: Determinantes Sociais da Saúde e Planejamento e Administração de Ciência e Tecnologia em Saúde.
Pellegrini publicou inúmeros artigos em periódicos especializados, livros, capítulos de livros e trabalhos de congressos, inclusive artigos de divulgação da ciência em jornais e revistas. Foi agraciado com o prêmio Dr. Domingos Goulart de Faria (1968) e o prêmio Fundação Rockefeller, Faculdade de Medicina da USP (1968).