loader image

Seminário LA Referencia – SciELO 25 Anos

Inovações Tecnológicas na Comunicação de Pesquisas

📅 31 de julho de 2023, 11:00 – 12:10 (BRT/UTC-3)
🌐 Idioma: Espanhol

Identificadores persistentes alternativos: duas soluções baseadas no ARK desenvolvidas na América Latina

As Archival Resource Keys (ARKs) são um sistema aberto de PIDs que oferece referências confiáveis para objetos de informação, sendo uma alternativa de baixo custo e flexível para atribuir identificadores persistentes. Neste seminário, apresentaremos duas experiências de implementação do ARK na região latino-americana. ARK-CAICYT é uma plataforma de serviços para a atribuição de identificadores persistentes, enquanto dARK é um serviço descentralizado e aberto de PIDs concebido desde o início como um bem público para o ecossistema de Ciência Aberta.

Sobre

No ecossistema atual de pesquisa, os PIDs (identificadores persistentes, em inglês) são um elemento chave para identificar e se referir de forma “permanente” a artigos, livros, autores, documentos, arquivos, bancos de dados, amostras, obras de arte e páginas, entre outros objetos digitais.

Os identificadores DOI (Digital Object Identifier) consolidaram-se como uma solução eficaz e padronizada para a identificação de objetos digitais. No entanto, em algumas regiões do Sul Global, a cobertura de DOI é baixa devido aos custos que esses serviços representam para algumas instituições.

Nesse contexto, apresentamos soluções alternativas, complementares e inovadoras desenvolvidas na América Latina, com o objetivo de melhorar a cobertura de PIDs em nossa região.

Archival Resource Keys (ARKs) é um sistema de PIDs aberto que fornece referências confiáveis para objetos de informação, sendo uma alternativa de baixo custo e flexível para atribuir identificadores persistentes.

Neste seminário, apresentamos duas experiências de implementação de ARK na região latino-americana.

  • ARK-CAICYT é uma plataforma de serviços para a atribuição de identificadores persistentes. É uma experiência piloto desenvolvida pelo Centro Argentino de Información Científica y Tecnológica (CAICYT), ligado ao Conselho Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, com o objetivo de garantir os meios para a identificação de recursos no campo da comunicação científica argentina.
  • dARK é um serviço descentralizado e aberto de PIDs concebido desde o início como um bem público para o ecossistema de Ciência Aberta. A tecnologia subjacente, blockchain, permite compartilhar governança e custos baixos entre redes nacionais e regionais de pesquisa/educação em colaboração com institutos/universidades de pesquisa individuais, fornecendo recursos computacionais mínimos. É um projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e LA Referencia.

O seminário apresentará o tema em geral, juntamente com a abordagem que LA Referencia está desenvolvendo em conjunto com seus nós nacionais. Em seguida, serão apresentados os projetos específicos e a audiência será convidada a compartilhar suas perguntas.

Agenda

11:00 – 11:05 Boas-vindas por Andrea Mora – Presidente da LA Referencia (5 min) [VÍDEO]

11:05 – 11:15 A situação dos identificadores persistentes na região latino-americana – Lautaro Matas (10 min) [VÍDEO]

11:15 – 11:35 ARK-CAICYT – Diego Ferreira, Carlos Autier (20 min) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

11:35 – 11:55 dARK – Lautaro Matas, Washington Segundo (20 min) [VÍDEO] [DOWNLOAD]

11:55 – 12:10 Perguntas da audiência (15 min) [VÍDEO]

Coordenação

Andrea Mora Campos

Andrea Mora Campos

ORCID: 0000-0001-9813-2674
Presidente da LA Referencia (Rede Latino-Americana e Espanhola de Repositórios de Acesso Aberto).É assessora acadêmica de Ciência Aberta na Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidad Nacional, Costa Rica. Atualmente, é membro da Subcomissão de Conhecimento Aberto do Conselho Nacional de Reitores da Costa Rica. É membro fundador do nó Costa Rica e The Americas da Research Data Alliance (RDA).Também é coordenadora do Grupo de Ciência Aberta do Conselho Superior Universitário Centro-Americano (CSUCA). Foi editora das journals MHSalud, Revista ABRA e Economía y Sociedad da Universidad Nacional, Costa Rica e da revista Pensar en Movimiento da Universidad de Costa Rica.Ela tem mestrado em Saúde Integral e Movimento Humano e vários treinamentos em Ciência Aberta, Visibilidade e Comunicação Científica.Ela tem várias publicações e tem sido palestrante e promotora internacional em questões de Ciência Aberta.

Palestrantes

Lautaro Matas

Lautaro Matas

ORCID: 0000-0003-0272-1592
Diretor Executivo e Técnico da LA Referencia. Líder de Projeto/Desenvolvedor da Plataforma de Software LA Referencia (LR Harvester). Estudou Ciências da Computação na Universidad de Buenos Aires. Desde 2002 é membro do Centro de Estudos sobre Ciência, Desenvolvimento e Ensino Superior (Centro REDES). Fez parte da equipa técnica da Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología (RICYT). Entre 2005 e 2011, trabalhou no Centro Argentino de Informação Científica e Tecnológica (CAICYT-CONICET), supervisionou a implementação e coordenação do projeto SciELO Argentina e, posteriormente, o desenvolvimento de software para a área de patentes e inteligência estratégica. Entre 2009 e 2019 fez parte da equipa técnica do Observatório Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CAEU/OEI), atuando como Coordenador/Desenvolvedor portal Intelligo, um explorador aberto de repositórios de acesso aberto e coleções de patentes de invenção baseado em técnicas de processamento de linguagem natural e mineração de dados.

Diego Ferreyra

Diego Ferreyra

ORCID: 0000-0001-6823-5496
Diego Ferreyra é licenciado em Biblioteconomia e Documentação, Bacharel em Letras, Especialista em Teoria do Design de Comunicação (UBA. FADU) e Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (Université Paul Valery III). Responsável pela área de Tecnologia Documental no CAICYT-CONICET, diretor técnico do Banco de Vocabulários Jurídicos do Sistema Argentino de Informação Jurídica do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos (Argentina), cofundador do mole.guru e responsável pelo desenvolvimento do Tematres (ferramenta gratuita para a gestão de vocabulários controlados). É professor adjunto regular da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad de Buenos Aires..

Carlos Authier

Carlos Authier

ORCID: 0000-0001-5754-6168
Editor. Profissional do CAICYT-CONICET. Coordenador Nacional Argentina Latindex. Responsável pelo Centro Nacional do ISSN. Professor da UBA. Faculdade de Filosofia e Letras.

Washington Segundo

Washington Segundo

ORCID: 0000-0003-3635-9384
É Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado Sanduíche no Kings College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). É membro e coordena projetos, comitês nas áreas de Ciência Aberta e Ciência de Dados. É líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira (LaEPeCBr) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9750187028652303, https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/3911). Áreas de interesse em pesquisa: Métodos Formais, Repositórios Digitais Abertos, Repositórios de Dados Científicos, Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Abertos, Ciência Aberta e Ciência de Dados.

Código de Conduta

Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.