Inovações Tecnológicas na Comunicação de Pesquisas
31 de julho de 2023, 11:00 – 12:10 (BRT/UTC-3)
Idioma: Espanhol
Sobre
No ecossistema atual de pesquisa, os PIDs (identificadores persistentes, em inglês) são um elemento chave para identificar e se referir de forma “permanente” a artigos, livros, autores, documentos, arquivos, bancos de dados, amostras, obras de arte e páginas, entre outros objetos digitais.
Os identificadores DOI (Digital Object Identifier) consolidaram-se como uma solução eficaz e padronizada para a identificação de objetos digitais. No entanto, em algumas regiões do Sul Global, a cobertura de DOI é baixa devido aos custos que esses serviços representam para algumas instituições.
Nesse contexto, apresentamos soluções alternativas, complementares e inovadoras desenvolvidas na América Latina, com o objetivo de melhorar a cobertura de PIDs em nossa região.
Archival Resource Keys (ARKs) é um sistema de PIDs aberto que fornece referências confiáveis para objetos de informação, sendo uma alternativa de baixo custo e flexível para atribuir identificadores persistentes.
Neste seminário, apresentamos duas experiências de implementação de ARK na região latino-americana.
O seminário apresentará o tema em geral, juntamente com a abordagem que LA Referencia está desenvolvendo em conjunto com seus nós nacionais. Em seguida, serão apresentados os projetos específicos e a audiência será convidada a compartilhar suas perguntas.
Agenda
11:00 – 11:05 Boas-vindas por Andrea Mora – Presidente da LA Referencia (5 min) [VÍDEO]
11:05 – 11:15 A situação dos identificadores persistentes na região latino-americana – Lautaro Matas (10 min) [VÍDEO]
11:15 – 11:35 ARK-CAICYT – Diego Ferreira, Carlos Autier (20 min) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
11:35 – 11:55 dARK – Lautaro Matas, Washington Segundo (20 min) [VÍDEO] [DOWNLOAD]
11:55 – 12:10 Perguntas da audiência (15 min) [VÍDEO]
Coordenação
ORCID: 0000-0001-9813-2674
Presidente da LA Referencia (Rede Latino-Americana e Espanhola de Repositórios de Acesso Aberto).É assessora acadêmica de Ciência Aberta na Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidad Nacional, Costa Rica. Atualmente, é membro da Subcomissão de Conhecimento Aberto do Conselho Nacional de Reitores da Costa Rica. É membro fundador do nó Costa Rica e The Americas da Research Data Alliance (RDA).Também é coordenadora do Grupo de Ciência Aberta do Conselho Superior Universitário Centro-Americano (CSUCA). Foi editora das journals MHSalud, Revista ABRA e Economía y Sociedad da Universidad Nacional, Costa Rica e da revista Pensar en Movimiento da Universidad de Costa Rica.Ela tem mestrado em Saúde Integral e Movimento Humano e vários treinamentos em Ciência Aberta, Visibilidade e Comunicação Científica.Ela tem várias publicações e tem sido palestrante e promotora internacional em questões de Ciência Aberta.
Palestrantes
ORCID: 0000-0003-0272-1592
Diretor Executivo e Técnico da LA Referencia. Líder de Projeto/Desenvolvedor da Plataforma de Software LA Referencia (LR Harvester). Estudou Ciências da Computação na Universidad de Buenos Aires. Desde 2002 é membro do Centro de Estudos sobre Ciência, Desenvolvimento e Ensino Superior (Centro REDES). Fez parte da equipa técnica da Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología (RICYT). Entre 2005 e 2011, trabalhou no Centro Argentino de Informação Científica e Tecnológica (CAICYT-CONICET), supervisionou a implementação e coordenação do projeto SciELO Argentina e, posteriormente, o desenvolvimento de software para a área de patentes e inteligência estratégica. Entre 2009 e 2019 fez parte da equipa técnica do Observatório Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CAEU/OEI), atuando como Coordenador/Desenvolvedor portal Intelligo, um explorador aberto de repositórios de acesso aberto e coleções de patentes de invenção baseado em técnicas de processamento de linguagem natural e mineração de dados.
ORCID: 0000-0001-6823-5496
Diego Ferreyra é licenciado em Biblioteconomia e Documentação, Bacharel em Letras, Especialista em Teoria do Design de Comunicação (UBA. FADU) e Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (Université Paul Valery III). Responsável pela área de Tecnologia Documental no CAICYT-CONICET, diretor técnico do Banco de Vocabulários Jurídicos do Sistema Argentino de Informação Jurídica do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos (Argentina), cofundador do mole.guru e responsável pelo desenvolvimento do Tematres (ferramenta gratuita para a gestão de vocabulários controlados). É professor adjunto regular da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad de Buenos Aires..
ORCID: 0000-0001-5754-6168
Editor. Profissional do CAICYT-CONICET. Coordenador Nacional Argentina Latindex. Responsável pelo Centro Nacional do ISSN. Professor da UBA. Faculdade de Filosofia e Letras.
ORCID: 0000-0003-3635-9384
É Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado Sanduíche no Kings College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). É membro e coordena projetos, comitês nas áreas de Ciência Aberta e Ciência de Dados. É líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira (LaEPeCBr) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9750187028652303, https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/3911). Áreas de interesse em pesquisa: Métodos Formais, Repositórios Digitais Abertos, Repositórios de Dados Científicos, Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Abertos, Ciência Aberta e Ciência de Dados.
Código de Conduta
Espera-se que todas as pessoas participantes dos eventos promovidos pelo SciELO sigam nosso Código de Conduta.