Homenagens | Thales de Brito
Thales de Brito, falecido em 26 de setembro de 2020, era Editor-Chefe da Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, um dos dez periódicos que formaram o projeto piloto para conformar o SciELO (1997-1998), tendo exercido esta função até 2018.
O Prof. Thales graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (1951), obteve o doutorado (1962), Livre Docência (1965) e tornou-se Professor Adjunto e Professor Titular do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo. Trabalhou em pesquisa e desenvolvimento no Instituto Adolpho Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (1986-1989). Suas áreas de interesse em pesquisa incluem Anatomia Patológica, patologia e imunopatologia da leptospirose, esquistossomose, paracoccidioidomicoses e imunopatologia de doenças infeciosas em geral.
Thales de Brito publicou mais de 170 artigos em periódicos especializados, além de inúmeros livros, capítulos de livros e trabalhos em congressos. O Prof. Thales orientou três estudantes de mestrado e oito de doutorado.
Entre os prêmios recebidos, estão a Homenagem do IMTSP pelos relevantes serviços prestados durante a sua administração a frente da diretora nos anos 1993-1995 (2017); o Certificado de Reconhecimento pela contribuição ao Laboratório de Imuno-histoquímica do Instituto Adolfo Lutz (2011); Homenagem da International Academy of Pathology por sua contribuição no desenvolvimento da patologia, entre inúmeras outras distinções.