Homenagens | Carlos Henrique de Brito Cruz
Carlos Henrique de Brito Cruz Graduou-se em Engenharia de Eletrônica no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica em 1978 e obteve o título de Mestre em Ciências em 1980 e o de Doutor em Ciências em 1983, no Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Foi pesquisador visitante do Instituto Ítalo Latino-Americano na Università degli Studi, em Roma, pesquisador visitante na Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, e visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T em NJ, EUA. Sua área de pesquisa é o estudo de fenômenos ultrarrápidos com lasers de pulsos ultracurtos, com ênfase no estudo de processos eletrônicos em escala de tempo de femtossegundos em materiais opticamente não lineares voltados a aplicações em comunicações ópticas. Tem contribuído na pesquisa sobre políticas para ciência e tecnologia e indicadores de impacto de pesquisas. Brito Cruz foi Diretor do Instituto de Física da Unicamp e Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Comitê Consultivo Internacional da Optical Society of América. Foi Presidente do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP de 2005 a 2011. Foi Presidente da Fapesp de 1996 a 2002 e Reitor da Unicamp entre 2002 e 2005. Foi Diretor-Científico da Fapesp de abril de 2005 a abril de 2020.
Brito Cruz, em sua gestão como Diretor Científico da Fapesp, teve um papel singular na consolidação do Programa SciELO. Em várias ocasiões destacou o interesse da Fapesp em acompanhar o crescente desempenho de periódicos científicos editados no Brasil em índices bibliométricos internacionais, que atribui em grande parte ao Programa SciELO. Ele também reconhece a importância da internacionalização da ciência brasileira proporcionada pela consolidação das publicações científicas decorrente da estratégia promovida pelo SciELO.
Brito Cruz recebeu a Ordem do Mérito Científico da República Federativa do Brasil, a Ordre des Palmes Academiques da França e a Ordem do Império Britânico do Reino Unido. Desde 2000 é membro da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Vice-Presidente Sênior de Redes de Pesquisa, na Elsevier (Oxford, UK).