Homenagens | Sigmar de Mello Rode
Sigmar de Mello Rode é graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestre em Clínicas Odontológicas – Prótese Completa (1987) e doutor em Odontologia (1992), ambos pela Universidade de São Paulo. É professor titular do Curso de Odontologia do Instituto de Ciência e Tecnologia de São Jose dos Campos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (desde 2010).
Sigmar exerce a função de Ex-Presidente da Região Latino-Americana da International Association for Dental Research e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. É o atual Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos, cargo que já ocupou entre 2012 e 2015. Foi Editor-Chefe do periódico Brazilian Oral Research (2006-2014) e é Editor de Área da Clinics e da Acta Cirúrgica Brasileira. É membro do Council of European Association of Science Editors (EASE), e do Comitê Científico do SciELO Brasil e da LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Seus interesses em pesquisa incluem ensino, ética científica, editoração científica, clínica odontológica e prótese bucomaxilofacial.
Com o programa SciELO, o Prof. Sigmar liderou uma relevante colaboração de mão dupla com editores e a comunidade científica por meio da ABEC. Cabe destacar sua participação por nove anos no Comitê Consultivo de SciELO Brasil, como representante da ABEC. Esta frutífera parceria permitiu aprimorar o conhecimento, aumentar a credibilidade e impulsionar a ciência aberta na América Latina. Cabe ressaltar, ademais, a colaboração com o SciELO em aspectos ligados à integridade e ética na publicação científica.
O Prof. Sigmar publicou mais de 200 artigos em periódicos especializados, além de livros, capítulos de livros e trabalhos de congressos. Orientou 36 estudantes de mestrado e 12 de doutorado, além de inúmeros estudantes de iniciação científica, especialização e trabalhos de conclusão de curso.
Sigmar Rode recebeu da International Association for Dental Research o prêmio Outstanding Scientist Recognition of the IADR/Latin American Region (2023) e Medalha de Membro da Academia Brasileira de Odontologia, Academia Brasileira de Odontologia (2018); entre inúmeras distinções nas áreas de odontologia e editoração científica.