Homenagens | Hooman Momen
Hooman Momen foi convidado por Abel Packer, então Diretor da BIREME, para integrar as Memórias do Instituto Oswaldo Cruz no piloto original do SciELO, por volta de 1997. Ficou entusiasmado em aderir a este projeto que proporcionaria uma presença online mais completa e maior visibilidade para o periódico. Em 2001, foi nomeado editor do Bulletin of the World Health Organization, e este também foi incorporado ao SciELO. Desde então, Momen vem acompanhado com admiração o desenvolvimento e o progresso da rede SciELO sob a liderança de Abel Packer e da equipe SciELO. “Em um mundo onde os publishers comerciais sequestraram o acesso aberto como outro caminho para lucros exorbitantes, o programa SciELO permaneceu fiel ao seu objetivo original de fornecer informações de qualidade disponíveis gratuitamente para todos.”
Nascido no Irã e educado na Inglaterra, Momen se graduou em bioquímica na University College London (1973. Obteve seu doutorado na Liverpool School of Tropical Medicine (1976).
A seguir, trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, Brasil (1977-2001). Na Fiocruz, exerceu diversos cargos, incluindo chefe do Laboratório de Bioquímica sistemática, chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, vice-diretor de pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz, coordenador do programa de pós-graduação em biologia e Editor-Chefe do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
Entre 2001 e 2014, esteve em licença na Organização Mundial da Saúde, em Genebra, Suíça, como Editor-Chefe do periódico Bulletin of the World Health Organization, Coordenador da WHO Press e Coordenador Especial para a promoção do multilinguismo na OMS.
Seus interesses em pesquisa abordam enfermidades parasitárias, biologia celular e molecular e editoração de periódicos científicos. Momen publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados, capítulos de livros e trabalhos em congressos. Orientou sete alunos em dissertações de mestrado e quatro de doutorado.
Hooman Momen foi agraciado com a Medalha do Centenário do Instituto – Um século de Ciência, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz (2000); recebeu o Prêmio Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Parasitologia (1991), tornou-se Fellow da Royal Society of Tropical Medicine & Hygiene (1987), entre outras distinções.